ARGUMENTAÇÃO ÉTICA: campanha educativa do Jornal do Ônibus

Autores

  • Maria Teresa Cardoso de Campos Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), Belo Horizonte, MG
  • Vanessa Madrona Moreira Salles Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), Belo Horizonte, MG
  • Marília Lima Fonseca Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), Belo Horizonte, MG
  • Daniel Fortes de Figueiredo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v10i21.18474

Palavras-chave:

Ética. Argumentação. Campanha educativa. Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 10, n. 21, p. 85-90, jan./abr. 2009

Resumo

A campanha educativa Gentileza urbana é... faz parte do Jornal do Ônibus, um boletim informativo afixado nos coletivos urbanos da região metropolitana da cidade de Belo Horizonte. Neste trabalho, pretendemos entender qual estratégia é usada nesta campanha, para atingir seu objetivo de persuadir os usuários de transporte coletivo a comportarem-se de maneira moralmente positiva. Através da técnica de pesquisa Análise Argumentativa, que se mostrou apropriada para investigar a argumentação desenvolvida em um meio de comunicação, percebemos que é utilizada uma argumentação ética, cujos elementos (dados, proposições, garantias e apoios) se mostram adequados à finalidade pretendida. Além disso, observamos que a campanha tem um caráter universalista, ou seja, se opõe a uma visão relativista da ética. Segundo uma perspectiva kantiana, podemos dizer que os criadores da campanha consideram que os enunciados devem ser leis de abrangência universal, ou seja, regras gerais que devem ser cumpridas por todo e qualquer usuário de transporte coletivo, que são tornadas públicas no jornal.

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Publicado

2009-08-29

Como Citar

Cardoso de Campos, M. T., Madrona Moreira Salles, V., Lima Fonseca, M., & Fortes de Figueiredo, D. (2009). ARGUMENTAÇÃO ÉTICA: campanha educativa do Jornal do Ônibus. Revista De Estudos Da Comunicação, 10(21). https://doi.org/10.7213/rec.v10i21.18474

Edição

Seção

Trabalho de Pesquisa