A PERCEPÇÃO DO ESPECTADOR ADOLESCENTE FRENTE ÀS DIVERSAS LINGUAGENS CINEMATOGRÁFICAS

Autores

  • Adriane Barbosa Borges Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR - Brasil
  • Suelen Fernanda Canguçu Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v9i18.15371

Palavras-chave:

Estudo de recepção, Cinema como prática social, Estudos culturais.

Resumo

A partir do tema “Cinema como prática”, este estudo teve como objetivo principal verificar o modo como adolescentes recebem filmes de diferentes linguagens. Para isso, realizou-se um Estudo de Recepção com um universo formado por 15 adolescentes, com faixa de idade entre 12 e 18 anos. A análise dos resultados foi fundamentada nos Estudos Culturais que entendem o espectador como sujeito ativo e crítico, não objeto passivo da “interpelação”, considerando-se assim, por um lado, a espectatorialidade estruturada e determinada, e por outro, aberta e polimorfa. Foram levados em conta, também, os conhecimentos de arquétipo e de gêneros dramáticos dos pesquisados, pois a familiarização com essas estruturas é um elemento importante no processo de compreensão da narrativa fílmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-07-14

Como Citar

Barbosa Borges, A., & Canguçu Rodrigues, S. F. (2008). A PERCEPÇÃO DO ESPECTADOR ADOLESCENTE FRENTE ÀS DIVERSAS LINGUAGENS CINEMATOGRÁFICAS. Revista De Estudos Da Comunicação, 9(18). https://doi.org/10.7213/rec.v9i18.15371

Edição

Seção

Comunicações Científicas