Aulas práticas com animais vivos

Ana Sílvia Miranda Passerino, Anamaria Gonçalves Santos Feijó, Adriana Malheiro, Etelcia Molinaro, Luciana Lyra Casais-e-Silva, Vera Peters, Gracinda Maria D'Almeida e Oliveira, Marta Luciane Fischer, Renata Bicudo Molinari, Lilian Gauto Quintana

Resumo


Durante o workshop “Sucessos e Vicissitudes das CEUAs”, realizado em novembro de 2013, foi debatido o tema “Aulas práticas com animais vivos”, com o objetivo de se conhecer a realidade deste tema em outras instituições e como ele é abordado pelas CEUAs. Sabe-se ser este um tema bastante polêmico, pois há profissionais que não mais adotam os animais vivos em suas práticas de aula e outros que têm bastante dificuldade em deixar de usá-los. Deve-se sempre seguir as leis vigentes, tentando minimizar o número de animais usados, respeitando-se o princípio dos 3 Rs. Os participantes foram divididos em dois grupos heterogêneos (G1 e G2) nos quais foram discutidos diversos tópicos referentes ao tema principal. Os grupos chegaram a conclusão que é um tema bastante controverso e que há necessidade de mais encontros para que se de início a uma padronização dentro das universidades.

Palavras-chave


CEUA; CONCEA; Ética animal; Princípios dos três erres

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DOI: http://dx.doi.org/10.7213/estud.biol.36.SE.03

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