Comissão de ética no uso de animais: Trajetória, avanços e compromissos da CEUA da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

Autores

  • Júlio César André
  • Elizabeth Abelama Sena Somera

DOI:

https://doi.org/10.7213/estud.biol.36.SE.06

Palavras-chave:

Bioética Animal, CEUA, Ensino e Pesquisa, Equipe Multidisciplinar

Resumo

A trajetória da Comissão de Ética no Uso de Animais da FAMERP é motivo de relevante defensoria, já que é ação institucional indireta em prol do melhoramento das condições de oferta do curso de Medicina, eleva a bandeira da Bioética Animal, contextualiza o processo de ensino-aprendizagem e de pesquisa, proporciona habilidades técnicas e conceituais, dentre outras. Os avanços ocorreram ao longo de 14 anos, período em que é possível afirmar com mais propriedade o aprimoramento constante desse serviço voluntário e relatar o compromisso dos membros da CEUA em consonância com a legislação, mas acima de tudo, com a consciência de que o desenvolvimento do ensino e pesquisa por meio dos animais jamais minimizará o respeito, a consideração e a ética que lhes são devidos e o esforço coletivo na busca da diminuição do seu uso para as atividades, visando a troca por métodos alternativos. No presente trabalho, relatamos o percurso já efetuado com dados e informações que ilustram o trabalho e os avanços, o que justifica sua existência local e no estado de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-28

Como Citar

André, J. C., & Somera, E. A. S. (2014). Comissão de ética no uso de animais: Trajetória, avanços e compromissos da CEUA da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Estudos De Biologia, 36. https://doi.org/10.7213/estud.biol.36.SE.06

Edição

Seção

Suplemento Especial: Workshop: “Sucessos e Vicissitudes das CEUAs” (CEUAs)