A ALIMENTAÇÃO DO LINGUADO Etropus crossotus (PLEURONECTIFORMES, PARALICHTHYIDAE) EM UM BANCO ARENO-LODOSO NA ILHA DO MEL, PARANÁ, BRASIL.

Autores

  • Hugo Bornatowski FACIBEM - Curso de Biologia.
  • Vinícius Abilhoa GPIc – Grupo de Pesquisas em Ictiofauna. Museu de História Natural Capão da Imbuia, Prefeitura de Curitiba.
  • Rosemary Aparecida Brogim Laboratório de Ecologia Bêntica. Museu de História Natural Capão da Imbuia, Prefeitura de Curitiba.

DOI:

https://doi.org/10.7213/reb.v26i57.21743

Palavras-chave:

Alimentação, Estuário, Linguado, Etropus

Resumo

A alimentação do linguado Etropus crossotus em um banco areno-lodoso na Ilha do Mel foi estudada. Foram analisados 46 estômagos provenientes de coletas realizadas com redes de arrasto, no período de julho de 1991 e junho de 1992. A composição da dieta foi determinada aplicando-se o método de freqüência de ocorrência. Foram identificados nove itens alimentares, sendo que as espécies de crustáceos das ordens Amphipoda e Decapoda apresentaram maior freqüência. A presença de exemplares de E.crossotus durante todas as estações do ano na região estudada permite inferir que esta espécie é residente no estuário e provavelmente utiliza o banco areno-lodoso como área de alimentação e desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-11-24

Como Citar

Bornatowski, H., Abilhoa, V., & Aparecida Brogim, R. (2004). A ALIMENTAÇÃO DO LINGUADO Etropus crossotus (PLEURONECTIFORMES, PARALICHTHYIDAE) EM UM BANCO ARENO-LODOSO NA ILHA DO MEL, PARANÁ, BRASIL. Estudos De Biologia, 26(57). https://doi.org/10.7213/reb.v26i57.21743

Edição

Seção

Fluxo Contínuo