CÉLULAS-TRONCO E NEUROGÊNESE

Autores

  • Luiz Roberto Tavares Filho Curso de Especialização em Genética Humana. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2004.
  • Fábio Rueda Faucz Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – CCBS. Endereço para correspondência: Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Rua Imaculada Conceição, 1155. Prado Velho, CEP 80215-901. Curitiba – PR.

DOI:

https://doi.org/10.7213/reb.v26i56.21740

Palavras-chave:

Células-tronco, Neurogênese, Sistema Nervoso Central

Resumo

O estudo de células-tronco se tornou um campo fascinante na área científica que cada vez mais vem atraindo e causando motivações em pesquisadores de todo o mundo, e suas aplicações tornaram as células tronco um dos campos mais pesquisados nos últimos anos. As células-tronco podem ser retiradas principalmente da medula óssea de indivíduos adultos ou do cordão umbilical, mas é no embrião ou no zigoto em desenvolvimento que elas possuem capacidade única de diferenciação em todas as células do corpo, e são chamadas “células-tronco embrionárias”. O estudo da neurogênese no indivíduo adulto é outra área em que muitos estudos estão sendo realizados. Até algum tempo atrás, a neurogênese era somente aceita na fase de desenvolvimento embrionário, ou seja, durante a geração do feto e pouco depois no período pós-natal, onde todos os neurônios do indivíduo seriam formados, por esse motivo, falar em neurogênese no adulto era para muitos cientistas um absurdo. O primeiro relato de neurogênese no adulto data de 40 anos atrás, porém somente agora esta sendo aceita. Existem hoje várias opiniões sobre o assunto, algumas delas expressas neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-11-24

Como Citar

Roberto Tavares Filho, L., & Rueda Faucz, F. (2004). CÉLULAS-TRONCO E NEUROGÊNESE. Estudos De Biologia, 26(56). https://doi.org/10.7213/reb.v26i56.21740

Edição

Seção

Fluxo Contínuo