A UTILIZAÇÃO DO ÍNDICE DE INTEGRIDADE BIÓTICA PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUA: UM ESTUDO DE CASO PARA RIACHOS URBANOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BELÉM, CURITIBA, PARANÁ.

Autores

  • Leonardo Pussieldi Bastos GPIc – Grupo de Pesquisas em Ictiofauna. Museu de História Natural Capão da Imbuia
  • Vinícius Abilhoa GPIc – Grupo de Pesquisas em Ictiofauna. Museu de História Natural Capão da Imbuia.

DOI:

https://doi.org/10.7213/reb.v26i55.21641

Palavras-chave:

Índice de Integridade Biótica, Rio Belém, Riachos urbanos, Impactos

Resumo

Considerando-se que os impactos antrópicos sobre os ecossistemas alteram sua estrutura aquática e terrestre, é possível avaliar a dimensão desta perturbação por meio da integridade das comunidades que vivem nestes ambientes, as quais refletem este estresse alterando sua diversidade e estrutura. O índice de integridade biótica (IIB) avalia e atribui um grau para o impacto em riachos, de acordo com as condições de suas comunidades. Com o objetivo de avaliar a viabilidade de aplicação deste índice em riachos urbanos, foi realizado um estudo de caso para a bacia do rio Belém (Curitiba/PR), onde foram submetidos ao índice quatro riachos localizados próximos às nascentes deste rio. Este índice mostrou-se eficiente mecanismo de monitoramento ambiental, porém antes de propor uma adaptação aplicável e confiável para os riachos urbanos estudados, deve-se aumentar os estudos sobre a ictiofauna da região, a qual apresenta muita deficiência de conhecimentos com relação à sua biologia e condição natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-11-24

Como Citar

Bastos, L. P., & Abilhoa, V. (2004). A UTILIZAÇÃO DO ÍNDICE DE INTEGRIDADE BIÓTICA PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUA: UM ESTUDO DE CASO PARA RIACHOS URBANOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BELÉM, CURITIBA, PARANÁ. Estudos De Biologia, 26(55). https://doi.org/10.7213/reb.v26i55.21641

Edição

Seção

Fluxo Contínuo