Análise econômica do direito e algumas contribuições

Autores

  • Aline Andrighetto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.04.001.AO04

Palavras-chave:

Análise. Economia. Direito. Estudo.

Resumo

A busca por maior conhecimento acerca da interdisciplinaridade no trato das questões jurídicas vem se mostrando necessária. As ações dos juízes, advogados e demais operadores do Direito, bem como das próprias partes dentro do processo e mesmo fora dele têm reflexos econômicos que não devem ser ignorados. Por isso, busca-se de maneira teórica o entendimento sobre este ramo tão necessário aos estudos jurídicos. A análise econômica do Direito surge como teoria positiva, tendo por objeto os comportamentos integrantes, ou não, dos mercados econômicos, razão de sua relevância para a regulação. Iniciou-se a desmistificação da teoria, especialmente na forma da Escola de Chicago, por meio da contraposição entre eficiência e justiça, ficando para reflexões posteriores a análise mais específica dos referenciais de uma sociedade justa, segundo a formulação dos autores mais representativos da Filosofia moral atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVAREZ, A.B. Análise econômica do Direito: contribuições e desmistificações.Disponível em:<http://publique.rdc.puc-rio.br/direito/media/Bugallo_n29.pdf>. Acesso em: 20 de setembro 2011.

CASAMIGLIA, A. Eficiencia y Derecho. Doxa, nº 4, 1987.

DWORKIN, R. O império do direito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______. Uma questão de princípio. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______. A virtude soberana. A teoria e prática da igualdade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

KÜNG, H. Una ética mundial para la Economía y la Política. México: Fondo de Cul-tura Económica, 2000.

LAUDA, B.B. A análise econômicado Direito: uma dimensão da crematística do Direito. Disponível em:<http://www.ufsm.br/revistadireito/eds/v4n1/a3.pdf>. Acesso em:15 de setembro 2011.

PACHECO, P.M. El análisis económicodel Derecho –una reconstrucción teórica. Madrid: Cento de Estudios Constitucionales, 1994.

POSNER, R. El análisis económico del Derecho. México: Fondo de Cultura Econó-mica, 1998.

______. Problemas de filosofia do Direito. SãoPaulo: Martins Fontes, 2007.

SPECTOR, H. Justicia y bienestar. Desde uma perspectiva de Derecho comparado. Doxa, nº 26, 2003.

Downloads

Publicado

2013-01-01

Como Citar

Andrighetto, A. (2013). Análise econômica do direito e algumas contribuições. Revista De Direito Econômico E Socioambiental, 4(1), 76–91. https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.04.001.AO04

Edição

Seção

Artigos