A rotulagem de alimentos e o direito fundamental à informação dos consumidores: uma análise sob a ótica da criação industrializada de animais

Autores

  • Paola Mondardo Sartori Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ingo Wolfgang Sarlet Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v9i3.24154

Palavras-chave:

Criação de animais, Rotulagem de Alimentos, Direito à Informação, Direitos e Deveres Fundamentais, Proteção do Consumidor.

Resumo

Ao longo das décadas, tornou-se nítida a crescente percepção do ser humano no que tange à necessidade real de proteger as demais espécies que habitam o nosso planeta. Com a implantação dessa nova consciência ambiental e a recente assimilação de que os animais possuem a capacidade de sentir, passou-se a questionar práticas abusivas utilizadas na criação destes animais no âmbito da indústria alimentícia. Tal questionamento levou o consumidor a desejar consumir produtos que não se coadunam com referidas práticas o que fez emergir a problemática que se pretende discutir no presente trabalho: o fornecedor de alimentos que utilizam animais como insumo para os seus produtos tem o dever de informar ao consumidor o modo com que tais animais foram criados? O direito a tal informação seria considerado expressão de um direito fundamental dos consumidores?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Mondardo Sartori, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Direito e Especialista em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre – RS, Brasil). Professora e advogada. E-mal: [email protected]

   

Ingo Wolfgang Sarlet, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor Titular da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre – RS, Brasil). Doutor em Direito pela Universidade de Munique. E-mail: [email protected]

 

Referências

BENTHAM, Jeremy. Introduction to the Principles of Morals and Legislation apud SINGER, Peter. Libertação Animal. Porto Alegre: Editora Lugano, 2004.

CARRIJO, Maria Cristina Galvão Rosa; ROCHA, Helinton J. Carne Orgânica: “Novos rumos para a pecuária de corte”. In: I CONFERÊNCIA VIRTUAL GLOBAL SOBRE PRODUÇÃO ORGÂNICA DE BOVINOS DE CORTE, 2002.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS – FAO. Total meat production measured in tonnes. Disponível em: <http://www.fao.org/faostat/en/?#data/>. Acesso em junho de 2018.

GARCIA, Leonardo de Medeiros. O princípio da informação na pós-modernidade: direito fundamental do consumidor para o equilíbrio nas relações de consumo. Revista Direito UNIFACS. Cidade, Salvador, nº 176, 2015.

GUILLÉN CARAMÉS, Javier. El Estatuto Jurídico del Consumidor. Madrid: Civitas, 2002. In: VAZ, Caroline. Direito do Consumidor à Segurança Alimentar e Responsabilidade Civil. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.

LÔBO, Paulo Luiz Neto. A informação como direito fundamental do consumidor. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, v. 37, 2001, p. 59-76.

MEDEIROS, Fernanda Luiza Fontoura de et al. Animais não-humanos e a vedação de crueldade: o STF no rumo de uma jurisprudência intercultural. Canoas: Ed. Unilasalle, 2016.

MIRAGEM, Bruno. Curso de Direito do Consumidor. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais Ltda, 2014.

MONTEIRO, Antonio Pinto. Comunicação e Defesa do Consumidor – Conclusões do Congresso. Comunicação e Defesa do Consumidor. Actas do Congresso Internacional. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1996, p. 489-492.

SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. 9 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

SARLET, Ingo Wolfgang; FENSTERSEIFER, Tiago. Direito Constitucional Ambiental. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017.

SARMENTO, Daniel. Direitos Fundamentais e Relações Privadas, Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004.

SINGER, Peter. Libertação Animal. Porto Alegre: Editora Lugano, 2004.

TORRES, Thaysa Rodrigues et al. Produção de carne orgânica. Revista Eletrônica Nutritime, Viçosa, v. 8, nº 03, 2011, p. 1509-1516.

VAZ, Caroline. Direito do Consumidor à Segurança Alimentar e Responsabilidade Civil. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Sartori, P. M., & Sarlet, I. W. (2018). A rotulagem de alimentos e o direito fundamental à informação dos consumidores: uma análise sob a ótica da criação industrializada de animais. Revista De Direito Econômico E Socioambiental, 9(3), 347–365. https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v9i3.24154

Edição

Seção

Artigos