Instrumentos alternativos de solução de conflitos como medidas de sustentabilidade, calcadas na solidariedade social

Autores

  • André Medeiros Toledo Universidade de Marília - UNIMAR
  • Mariana Ribeiro Santiago Universidade de Marília - UNIMAR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v10i1.23531

Palavras-chave:

solidariedade social, solução alternativa de conflitos, sustentabilidade, Código de Processo Civil, práticas conciliatórias.

Resumo

O presente trabalho aborda o tema dos instrumentos alternativos de solução de conflitos, relacionando-o à solidariedade social e sustentabilidade. O objetivo é demonstrar de que modo se compreende, contemporaneamente, a necessidade de desjudicialização das controvérsias como via de promoção integrada da sustentabilidade, na linha das inovações trazidas pelo novo Código de Processo Civil, acerca das práticas conciliatórias. O estudo do tema se mostra absolutamente justificável, tendo em vista o quadro deletério de litigiosidade reinante no cenário nacional e o impacto nas searas ambiental, econômica e social. Na abordagem, foi utilizado o método dialético jurídico, acompanhado da pesquisa bibliográfica. Como resultado, entende-se que os meios alternativos de solução de conflitos tendem a colaborar positivamente em aspectos ambientais, econômicos e sociais de sustentabilidade.

O presente trabalho aborda o tema dos instrumentos alternativos de solução de conflitos, relacionando-o à solidariedade social e sustentabilidade. O objetivo é demonstrar de que modo se compreende, contemporaneamente, a necessidade de desjudicialização das controvérsias como via de promoção integrada da sustentabilidade, na linha das inovações trazidas pelo novo Código de Processo Civil, acerca das práticas conciliatórias. O estudo do tema se mostra absolutamente justificável, tendo em vista o quadro deletério de litigiosidade reinante no cenário nacional e o impacto nas searas ambiental, econômica e social. Na abordagem, foi utilizado o método dialético jurídico, acompanhado da pesquisa bibliográfica. Como resultado, entende-se que os meios alternativos de solução de conflitos tendem a colaborar positivamente em aspectos ambientais, econômicos e sociais de sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Medeiros Toledo, Universidade de Marília - UNIMAR

Mestre em Direito pela Universidade de Marília (Marília-SP, Brasil). Graduação em Direito pela Universidade Federal de Paraíba. E-mail: [email protected]

Mariana Ribeiro Santiago, Universidade de Marília - UNIMAR

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Marília (Marília-SP, Brasil). Pós-doutoranda em Direito pela Justus-Liebig-Universität Giessen (Alemanha). Doutora e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Editora-Chefe da Revista Argumentum. E-mail: [email protected]

Referências

BENFATTI, Fábio Fernandes Neves. A força normativa do desenvolvimento econômico. Londrina, 2006, Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-graduação em Direito, Universidade Estadual de Londrina.

BRANDÃO, Fernanda Holanda de Vasconcelos. Desjudicialização dos conflitos: novo paradigma para uma educação jurídica voltada à prática da atividade advocatícia negocial. Paraíba, 2014. Tese (Doutorado) – Programa de Pós- Graduação em Direito, Universidade Federal da Paraíba.

BRASIL. Código Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406compilada.htm>. Acessado em: 24/11/2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acessado em: 24/11/2016.

CAMBI, Eduardo; FARINELLI, Alisson. Conciliação e mediação no Novo Código de Processo Civil (PLS 166/2010). Revista de Processo. São Paulo, RT, v. 194, abr. 2011.

CARDOSO, Alenilton da Silva. Princípio da solidariedade: a confirmação de um novo paradigma. Revista de Direito Mackenzie. São Paulo, 2012, v. 6, n. 1, p. 10-29.

CARDOSO, Alenilton da Silva. Princípio da solidariedade: o paradigma ético do direito contemporâneo. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2010.

CARNEIRO, Paulo Cezar Pinheiro. Breves Comentários ao Novo Código de Processo Civil. Orgs: WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. DIDIER JUNIOR, Fredie. TALAMINI, Eduardo. DANTAS, Bruno. 3 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.

COMPARATO, Fábio Konder. Estado, empresa e função social. Revista dos Tribunais. v. 85, n. 732, p. 40, out., 1996.

CUNHA, Leonardo Carneiro da. In: CUNHA, Leonardo Carneiro da; STRECK, Lenio; NUNES, Dierle (orgs). Comentários ao código de Processo Civil. São Paulo: Saraiva, 2016.

DARCANCHY, Mara Vidigal. Responsabilidade social da empresa e a Constituição. Revista de Direito Constitucional e Internacional: RDCL, v. 16, n. 63, p. 200, abr⁄jun. 2008.

DELGADO, Ana Paula Teixeira. O direito ao desenvolvimento na perspectiva da globalização: paradoxos e desafios. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

ELKINGTON, John. Canibais com garfo e faca. Tradução Patrícia Martins Ramalho. São Paulo: Makron Books, 2001.

FERREIRA, Leandro Taques e TEIXEIRA, Tarcisio. Função social da empresa: conceito e aplicação. Revista de Direito Empresarial: ReDE. São Paulo, v. 4, n. 15, p. 19-39, maio⁄jun. 2016.

FIGUEIREDO, Leonardo Vizeu. Lições de Direito Econômico. 9 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

FREITAS, Juarez. Sustentabilidade: direito ao futuro. 2 ed. Belo Horizonte, Fórum, 2012.

GALVÃO, Fernanda Koeler e GALVÃO FILHO, Mauricio Vasconcelos. Da mediação e da conciliação na definição do novo código de processo civil. In: A mediação no novo código de processo civil. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

GAMA, Guilherme Calmon Nogueira da; BARTHOLO, Bruno Paiva. Função social da empresa. Revista dos Tribunais. São Paulo, v. 857, n. 96, p.11-28, mar. 2007.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 8. ed. São Paulo: Malheiros, 2003.

GRECO, Leornado. Instituições de Processo Civil – Introdução ao Direito Processual Civil. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense, Vol. I, 2015.

GUERRERO, Luis Fernando. Os métodos de solução de conflitos e o Processo Civil. São Paulo: Atlas, 2015.

HABERMAS, Jürgen. Aclaraciones a la ética del discurso. Madrid: Trotta, 2000.

HESS, Heliana Maria Coutinho. Acesso à justiça e descentralização da jurisdição no Estado Federal: comparativo entre o sistema e as reformas judiciais do Brasil e da Alemanha. Tese. São Paulo: 2002.

JHERING, Rudolf von. A luta pelo direito. 5 ed. Tradução João Vasconcelos. Rio de Janeiro: Forense, 1985.

JHERING, Rudolf von. O espírito do direito romano. Tradução Rafael Benaion. Rio de Janeiro: Alba, v. III, 1943.

LAMY FILHO, Alfredo. A função social da empresa e o imperativo de sua reumanização. Revista de Direito Administrativo. Rio de Janeiro, n. 190, Renovar, 1992.

LIEBMAN, Enrico Tullio. Manual de direito processual civil. Rio de Janeiro: Forense, vol. I, 1984.

MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel; ARENHART, Sérgio Cruz. Novo Código de Processo Civil comentado. 2 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.

MARQUES, Cláudia Lima. Sugestões para uma lei sobre o tratamento do superendividamento de pessoas físicas em contratos de crédito ao consumo: proposições com base em pesquisa empírica de 100 casos no Rio Grande do Sul. In: MARQUES, Cláudia Lima; CAVALLAZZI; Rosângela Lunardelli (Coord). Direitos do consumidor endividado: superendividamento e crédito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, Edgar. O Método VI: ética. 2. ed. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Porto Alegre: Sulina, 2005.

MUNHOZ, Eduardo Sechi. Empresa contemporânea e direito societário. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2002.

NERY JUNIOR, Nelson. Princípios do processo na Constituição Federal. 9 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

PAZZAGLINI FILHO, Marino e CATANESE, Andréa di Fuccio. Direito de empresa no novo Código Civil. São Paulo: Atlas, 2003.

PEDROSO, João. Percurso da reforma da administração da justiça – um nova relação entre o judicial e não judicial. Artigo. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 2006.

PEREZ, Viviane. Função social da empresa. Uma proposta de sistematização do conceito. Monografia apresentada no grupo de pesquisa direito civil empresarial (mestrado em direito civil). Rio de Janeiro: UERJ, 2004.

RUIZ, Ivan Aparecido. A mediação e o direito de família. Revista de Arbitragem e Mediação. São Paulo, RT, v. 6, jul. 2005.

SANTIAGO, Mariana Ribeiro; CAMPELLO, Livia Gaigher Bósio. Função social e solidária da empresa na dinâmica da sociedade de consumo. Scientia Iuris. Londrina, v. 20, n. 1, p.119-143, abr. 2016. DOI: 10.5433/2178-8189.2016v20n 1p119. ISSN: 2178-8189.

SANTOS, César Augusto dos. Breve abordagem sobre o tema da desjudicialização em busca de alternativas ao descongestionamento do Poder Judiciário. RDJ. MP-MG, 2010.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 23 ed. rev. e atual.. São Paulo: Malheiros, 2004.

SOARES-BAPTISTA, Rozália Del Gáudio. Sociedade do consumo e gestão de desejos: marcas e publicidade face à sustentabilidade. In: PIMENTA, Solange Maria et al. (coord.). Sociedade e consumo: múltiplas dimensões na contemporaneidade. Curitiba: Juruá, 2010.

SZTAJN, Rachel. Função social: visões do Direito e economia. Revista de Direito Empresarial: ReDE. RT, v. 3, n. 7, p. 423-428, jan./fev. 2015.

TAVARES, André Ramos. Direito Constitucional Econômico. São Paulo: Método, 2003.

THEODORO JR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 58 ed. São Paulo: Método, Vol. I, 2017.

TOMASEVICIUS FILHO, Eduardo. A Função social da empresa. Revista dos Tribunais. São Paulo, n. 92, abr. 2003.

Downloads

Publicado

2019-11-15

Como Citar

Toledo, A. M., & Santiago, M. R. (2019). Instrumentos alternativos de solução de conflitos como medidas de sustentabilidade, calcadas na solidariedade social. Revista De Direito Econômico E Socioambiental, 10(1), 52–72. https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v10i1.23531

Edição

Seção

Artigos