MESTRADO PROFISSIONAL E MESTRADO ACADÊMICO: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS

Autores

  • Marli André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO06

Palavras-chave:

Mestrado profissional, Formação, Educação básica, Pesquisa da prática pedagógica

Resumo

O texto discute uma proposta de formação de profissionais da educação básica. Toma como pano de fundo alguns desafios enfrentados na formação dos mestrandos que buscam o Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores, da PUC SP. O intuito do curso é criar condições para o desenvolvimento de sujeitos críticos, reflexivos, analistas simbólicos da realidade e implementadores de mudanças que concorram para uma educação de qualidade destinada às crianças e jovens da escola básica.  A proposta curricular está centrada em disciplinas e atividades que visam articular a pesquisa e a prática pedagógica, o que provocou, por parte dos professores do programa, um questionamento sobre o que caracteriza a pesquisa no mestrado profissional e em que medida se distingue da pesquisa no mestrado acadêmico. Vários autores estrangeiros, como Stenhouse, Elliot, Tripp, Lerner que discutem a pesquisa e a intervenção na escola e na sala de aula foram revisitados. Propostas de autores brasileiros como Lüdke e Gatti também foram retomadas para ajudar a esclarecer as dúvidas. Constatou-se que a diferenças fundamental encontra-se no objeto de estudo, um tem como referência a prática profissional, o outro, o avanço do conhecimento. O ponto de aproximação entre a pesquisa acadêmica e a pesquisa da prática é o rigor teórico-metodológico: ambas exigem planejamento, controle e sistematização do conhecimento.

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Publicado

2017-08-25

Como Citar

André, M. (2017). MESTRADO PROFISSIONAL E MESTRADO ACADÊMICO: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS. Revista Diálogo Educacional, 17(53), 823–841. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO06

Edição

Seção

Dossiê