Discursos da inclusão escolar: modos de moralizar, modos de humanizar

Autores

  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Pelotas, RS - Brasil.
  • Kamila Lockmann Pedagoga, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutoranda em Educação pela mesma instituição, bolsista Capes, Novo Hamburgo, RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10207

Resumo

O presente artigo pretende colocar sob suspeita alguns discursos sobre a inclusão escolar, que vemos circular na atualidade. Para isso, selecionamos algumas edições da revista Nova Escola, que apresentavam a inclusão escolar como tema central de suas matérias. Discursos marcados pelos termos “amor”, “doação”, “carinho”, “humanização” são examinados a partir de uma matriz moderna que investe na moralização dos afetos. Devemos estar abertos ao Outro para sermos tocados, desde que o que nos toca conspire a favor do bem e da ordem. Além disso, problematizamos a ênfase que tais discursos apresentam nos processos de socialização e de convivência. Eles marcam uma espécie de banalização da aprendizagem, uma vez que reiteram o convívio com o outro, o respeito às regras e o saber comportar-se como aprendizagens fundamentais nos processos de inclusão. Colocando esses discursos sob exame, o texto pretende provocar o pensamento e suspender as verdades consagradas acerca da inclusão escolar proferida pela modernidade. 

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Publicado

2013-07-11

Como Citar

Corrêa Henning, P., & Lockmann, K. (2013). Discursos da inclusão escolar: modos de moralizar, modos de humanizar. Revista Diálogo Educacional, 13(39), 541–557. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10207