OS SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Marilda Aparecida Behrens, Iliana Juracy Amorim Biscaia Machado.

Resumo


Este artigo tem a intenção de provocar uma reflexão sobre a necessidade de propor uma Educação Emocional. Apoiado no relato de experiências realizadas em algumas escolas, apresenta a importância de construir saberes para implantar processos que levem a desenvolver a Educação Emocional. Essa implantação gradativa envolve a educação em todos os níveis de ensino principalmente na educação infantil e no ensino fundamental. O artigo aborda temas e aspectos do desenvolvimento de saberes desta modalidade de educação, com o objetivo de motivar e esclarecer os leitores sobre o sentido de uma educação mais ampla. A Educação Emocional procura atender o ser humano, de uma forma mais complexa, em seus múltiplos aspectos: intelectual, biológico, emocional e espiritual.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Celso. Alfabetização emocional: novas estratégias. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

______. A inteligência emocional na construção do novo eu. Petrópolis: Vozes, 2000.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2000.

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. 6. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2001.

FILLIOZAT, Isabelle. A inteligência do coração: a nova linguagem das emoções. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1998.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. 20. ed. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 1995.

LE DOUX, Joseph. O Cérebro emocional: os misteriosos alicerces da vida emocional. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 2001.

MORIN, Edgar. O s sete saberes necessários à educação do futuro. 8. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2003.

STEINER, Claude; PERRY Paul. Educação emocional: um programa personalizado para desenvolver sua inteligência emocional. 11. ed. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 2001.

STREMME, Fritz. O poder das emoções: a descoberta da inteligência emocional. São Paulo, SP: Cultrix, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v5i16.8018

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat