NOTAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA: UM ELO ENTRE PESQUISA E ENSINO

Autores

  • Aparecida Rodrigues Silva Duarte. PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7922

Resumo

Este trabalho apresenta a Revista “Notas de Matemática e Física”, publicada entre 1953 e 1954, nas dependências da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. A revista fora produzida por alunos iniciantes do Departamento de Matemática e Física desta Instituição, os quais tinham como objetivo discutir temas que viessem a contribuir para a atualização dos conhecimentos nessas áreas, tanto para os alunos ingressantes no curso superior quanto para professores e alunos do curso secundário. Durante o trabalho de organização do Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio – o APUA, encontramos, dentre a massa de documentos doados, um dos fascículos dessa revista contendo um artigo do professor D’Ambrosio quando ainda estudante do Curso de Matemática. Tal achado incitou-nos a investigar a vida dessa revista, apoiando-nos especialmente em Catani (1996), partindo do pressuposto que revistas pedagógicas e científicas são fontes importantes para as pesquisas que o grupo vem realizando sobre a história da educação matemática brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUNGE, Mário. Filosofia da Física, 1997. Disponível em: . Acessado em: 05 jan 05.

CATANI, Denice B. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, v. 10, n. 20, p. 115-130, jul./dez. 1996.

CHAGAS, V. Educação Brasileira: o ensino de 1º e 2º graus: antes, agora e depois? 2. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 1980.

D’AMBROSIO. Ubiratan. São Paulo, SP: jul, 2003. Entrevista concedida a Aparecida Rodrigues Silva Duarte.

______. Da produção à difusão do conhecimento matemático. In: ENCONTRO

LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DE MATEMÁTICA. 3., 2000. Anais... Coimbra, Disponível em: <http://vello.sites.uol.com.br/coimbra.htm>. Acesso em: 20 jun. 2003.

______. EtnoMatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

DIAS, André Luis M. Omar Catunda: alguns aspectos de sua trajetória e da suas concepções científicas e educacionais. História & Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 38-48, jan./jun. 2001.

______. A revista brasileira de mathematica 1929-1932. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 4., 2001. Natal. Anais... Natal: UFRN. 2001. p. 68-77.

FRIEDELMEYER, Jean- Pierre. La création des premières revues de

Mathématiques et la distinction Mathématiques pures, Mathématiques appliquées. Actes de la 6ª Université d’Été interdisciplinaire sur l’historie des mathématiques. Contribuition à une approche historique de l’enseignemant des mathématiques. Université de Franche-Comté. Besançon: IREM. 1995, p. 214236.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

INAUGURAÇÃO DO ANFITEATRO LUIZ HENRIQUE JACY MONTEIRO. Produção da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP: Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, 1993.

Videocassete, (90 min): VHS, son., color.

FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS. Notas de Matemática e Física 1953-1954. São Paulo, SP: FFLCH/USP. 1954.

PROCHASSON, C. Arquivos privados e renovação das práticas historiográficas.

Tradução de Dora Rocha. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 21, p. 105109, 1998.

SILVA, Clovis Pereira da. A matemática no Brasil: história de seu desenvolvimento. 3. ed. São Paulo, SP: Edgar Blücher, 2003.

VALENTE, W. R. (Coord.). Estudos sobre história da educação matemática no Brasil, 1950 – 2000. São Paulo, SP: CNPq. 2003.

ZAGO, Nadir. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marilena Pinto; VILELA, Rita Amélia. Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro, RJ: DP&A. 2003.

Downloads

Publicado

2005-07-17

Como Citar

Rodrigues Silva Duarte., A. (2005). NOTAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA: UM ELO ENTRE PESQUISA E ENSINO. Revista Diálogo Educacional, 5(16), 39–54. https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7922

Edição

Seção

Dossiê