Formação de professores mediada por tecnologias educacionais em rede: contribuições da perspectiva sócio-histórica

Autores

  • Taís Fim Alberti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS - Brasil.
  • Sérgio Roberto Kieling Franco Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7631

Resumo

A partir do embasamento teórico da Psicologia sócio-histórica, em particular da Teoriada Atividade de Leontiev e das Atividades de Estudo de Davidov, este artigo apresentaos resultados de pesquisa, em que investigamos as tarefas de estudo realizadas emum curso de Pedagogia mediado por tecnologias educacionais em rede que tinham apotencialidade para o desenvolvimento de novas atividades profissionais. Para tanto,a metodologia empregada foi a análise de conteúdo, por meio de procedimento de categorização. Os resultados evidenciaram que, nesse contexto investigado, a forma deorganização e o conjunto de tarefas de estudo foram potencializadoras de Atividadesde Estudo desenvolvimentais. Essas tarefas de estudo traziam em sua essência a transformação dos processos de ensino-aprendizagem, por meio do movimento de reorganização das ações mediadoras no planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação, colocando os professores-alunos na condição de sujeitos de seu processo formativo. Nessa perspectiva, entendemos que as tarefas de estudo realizadas na formação de professores mediada por tecnologias educacionais em rede mudou a forma de pensar e de agir desses professores-alunos, desenvolvendo seu psiquismo e transformando-os tanto pessoal quanto profissionalmente. Esses resultados apontam perspectivas para estudos mais avançados sobre a qualidade dos cursos na formação de professores, tendo como base de avaliação tarefas de estudo que contribuem para o desenvolvimento profissional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BERNARDES, M. E. M. Mediações simbólicas na atividade pedagógica:

contribuições do enfoque histórico-cultural para o ensino e a aprendizagem. São Paulo: USP, 2006. 330 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2006, de 16 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Diário Oficial [da] União. Brasília, 2006, seção 1, p. 11.

DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscú: Progreso, 1988.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREITAS, M. T. A. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 21-39, 2002. doi:10.1590/S0100-15742002000200002.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte

Universitário, 1978.

NEVADO, R. A.; CARVALHO, M. J. S.; BORDAS, M. C. Guia do professor. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância: anos iniciais do ensino fundamental, modalidade EAD-FACED, 2006. Disponível em: . Acesso em:30 out. 2010.

ROSA, M. V. F. P.; ARNOLDI, M. A. G. C. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para validação dos resultados. Belo Horizonte: Autentica, 2006.

ZANELLA, A. V. Vygotski: contexto, contribuições à psicologia e o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Itajaí: Univali, 2007.

Downloads

Publicado

2013-07-11

Como Citar

Fim Alberti, T., & Kieling Franco, S. R. (2013). Formação de professores mediada por tecnologias educacionais em rede: contribuições da perspectiva sócio-histórica. Revista Diálogo Educacional, 13(38), 85–115. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7631