A REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA E A MUDANÇA DE PERCEPÇÃO DA REALIDADE

Autores

  • Juliana Gisi Martins de Almeida. Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v5i15.7835

Resumo

Este estudo tem como eixo central a compreensão da mudança de percepção da realidade pela qual passou a sociedade ocidental com o processo de industrialização; partindo da invenção da fotografia como a primeira tecnologia que possibilita a produção em série de imagens visuais e suas implicações para o sujeito. Relacionando esta mudança de percepção com a reprodutibilidade técnica da imagem, conceito desenvolvido por Walter Benjamin, pensar a noção de Sociedade das Imagens e compreender quais são suas implicações para o sujeito contemporâneo. O caráter científico da fotografia desde o início maravilhou os homens que viam-na como a possibilidade do próprio real inscrever-se em um suporte, como se assim, desse a essa representação o estatuto de real também, descuidando que qualquer representação é uma construção. O estudo inicia com uma breve história da fotografia, com o fim de pontuar sua inserção na arte, nos meios de comunicação e na vida das pessoas. A entrada da linguagem visual no sistema de produção, e, a perda da aura na arte, como a perda da noção de autenticidade e unicidade. O comportamento do consumidor: a projeção da possibilidade de aquisição do produto como o movimento de desejo que antecede a compra. A apropriação da linguagem visual pelos meios de comunicação que, investiram no seu poder, forjando mecanismos que mantivessem os homens presos à dinâmica do consumo compulsivo, definindo modelos de comportamento, para depois cercá-los com inúmeros produtos cuja aquisição torna-se a condição para o enquadramento do indivíduo no modelo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro,RJ: Jorge Zahar, 1985.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo,SP: Companhia das Letras, 1992.

AUMONT, Jacques. A imagem. Tradução de Estela dos Santos Abreu e Cláudio C. Santoro. Campinas: Papirus, 1993.

BAUDRILLARD, Jean. A troca impossível. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira. 2002.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro,RJ: Nova fronteira, 1984.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: OBRAS escolhidas. 3. ed. São Paulo,SP: Brasiliense, 1987.

_____. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: OBRAS escolhidas. 3. ed. São Paulo,SP: Brasiliense, 1987.

DUBOIS, Philippe. A linha geral (as máquinas de imagens). Cadernos de Antropologia da Imagem, Rio de Janeiro, n. 9,1999.

FABRIS, Anatereza. Percorrendo veredas: hipóteses sobre a arte brasileira atual. Revista USP. São Paulo, n.40, p. 68-77, dez./fev. 1998/99.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro,RJ: Relume Dumará, 2002.

KELLNER, Douglas (ed.). Tecnologia, guerra e fascismo. Tradução de Maria Cristina Vidal Borba. São Paulo,SP: Fundação Editora da UNESP, 1999.

MARCUSE, Herbert. Algumas implicações da tecnologia moderna. In: ______, Tecnologia, guerra e fascismo. Tradução de Maria Cristina Vidal Borba. São Paulo,SP: Fundação Editora da UNESP, 1999, p. 73-104.

MARCUSE, Herbert. As novas formas de controle. In: Ideologia da sociedade industrial. 3. ed. Rio de Janeiro,RJ: Zahar, 1969.

SHUSTERMAN, Richard. Vivendo a arte. São Paulo,SP: Trinate e Quatro, 1998.

VERMELHO, Sonia Cristina Soares Dias. Educação e virtualização: as mídias e a formação do indivíduo. São Paulo,SP: EHPS, 2003.

WOLF, Francis. Aquém do espetáculo aquém das imagens. In: CICLO DE CONFERÊNCIAS MUITO ALÉM DO ESPETÁCULO, Curitiba, 2003. Anais...

Curitiba [s.n.], 2003.

Downloads

Publicado

2005-07-17

Como Citar

Gisi Martins de Almeida., J. (2005). A REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA E A MUDANÇA DE PERCEPÇÃO DA REALIDADE. Revista Diálogo Educacional, 5(15), 27–43. https://doi.org/10.7213/rde.v5i15.7835