RECONSTRUÇÃO DE UM MODELO PARA A CONCEPÇÃO DE UM SISTEMA DE EAAD POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO-FORMAÇÃO

Dilmeire Vosgerau

Resumo


Este artigo apresenta a primeira de duas etapas de um Modelo de Concepção de Sistema de EAAD que está sendo aplicado e remodelado por meio de uma Pesquisa-Ação-Formação realizada com dez professores de um curso de pósgraduação. Para a elaboração do modelo de EAAD, utilizamos as proposições de Paquette (2002), as quais associamos questionamentos que levam os professores a definirem o Modelo de Competências do seu módulo e refletirem sobre a relação existente entre os diversos módulos de um curso proposto à distância.

Texto completo:

PDF

Referências


CHARLIER, É. Formar professores profissionais para uma formação contínua articulada à prática. In: L. Paquay, M. Altet, É. Charlier, P. Perrenoud (Org.) 2. ed. rev. Formerando professores profissionais: quais estratégias? quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 85-102.

LASNIER, F. Réussir la formation par compétences. Montréal: Guérin, 2000.

LEGENDRE, R. Dictionnaire actuel de l’éducation. 2. ed. Montréal : Guérin, 1993.

PAQUETTE, G. L’ingénierie pégagogique: pour construire l’apprentissage en réseau. Québec: Presses de l’Université du Québec, 2002.

REIGELUTH, C.M., Frick, T.W. Formative Research: a methodology for creating and improving design theories. In: C. M. REIGELUTH (ed.). Instructional-Design Theories and Models: a new paradigm of instructional theory. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1999. v. 2. p. 633-651.

ROMISZOWSKI, H.P. Avaliação no design e desenvolvimento de multimídia educativa: estratégia de apoio ou parte do processo? In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 7., 2000.

Anais on-line… São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2004.

RUTMAN, L. Recherche formative et évaluabilité de programme. In: R. LECOMTE ET L. RUTMAN (Dir.). Introduction aux méthodes de recherche évaluative. Otawa : Université de Carleton, 1982. p. 65-77.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v4i13.7046

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat