COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR COM NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

  • Paulo Gileno Cysneiros.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6920

Resumo

Parte-se do pressuposto de que é necessário um modelo de ensino para se pensar a assimilação de novas tecnologias pela escola. Um modelo deve preencher alguns critérios: a) Representar de modo coerente o complexo ofício do professor, servindo de guia para a formação didática inicial e continuada de professores, b) Incorporar a pesquisa contemporânea sobre a atividade de ensinar e aprender, c) Ser razoavelmente difundido entre profissionais da Educação e d) Ser suficientemente detalhado para servir como ferramenta conceitual no trabalho com especialistas em informática, especialmente na construção de software educativo. Nesta perspectiva, é examinado o referencial de competências de Philippe Perrenoud, como uma ferramenta que pode orientar o pesquisador de software educativo, como também o professor de qualquer nível na atividade cotidiana de ensinar com novas e velhas tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CYSNEIROS, Paulo G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? In: ENDIPE. Anais... Águas de Lindóia, 1998. v. 1. p 199-216.

_____. Iniciação à Informática na Perspectiva do Educador. Revista Brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, n.7, p. 49-64, Set. 2000.

_____. Gestão Escolar, Parâmetros Curriculares e Novas Tecnologias na Escola. In: E. F. Ramos; M. C. Rosatelli; R. S. Wazlawick. Informática na Escola: um olhar multidisciplinar. Fortaleza: editora da UFC, 2003a.

_____. Fenomenologia das Novas Tecnologias na Educação. Revista da FACED, n.7, Salvador, 2003b.

_____. Novas Tecnologias, Informação e Educação. Educação e Sociedade: CEDES, Campinas, n. 86, Abr. 2004.

MEIRIEU, Philippe. A Pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de começar. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

_____. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

_____. Dez novas Competências para uma nova profissão. Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre, n.17, p.8-12, Mai./Jul 2001a.

_____. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2001b.

PERRENOUD, Philippe; GATHER THURLER, Monica. As competências para ensinar no século XXI - formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre, ArtMed, 2002.

_____. GATHER THURLER, Mônica; MACEDO, Lino de; MACHADO, Nilson José; ALESSANDRINI, Cristina Dias Formação de Professores Profissionais. Porto Alegre, ArtMed., 2002.

Downloads

Publicado

2004-07-17

Como Citar

Cysneiros., P. G. (2004). COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR COM NOVAS TECNOLOGIAS. Revista Diálogo Educacional, 4(12), 23–33. https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6920