A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A “INCLUSÃO SOCIAL”: A RAZÃO DAS COTAS

Autores

  • Lindomar Wessler Boneti PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i11.6866

Resumo

O texto tem como objetivo analisar as razões da necessidade do sistema de cotas para garantir o acesso ao ensino superior por parte de alguns grupos sociais. A questão fundamental analisada neste texto é a de compreender as razões do distanciamento de alguns segmentos sociais do ensino superior, as razões que levam à obstrução dos caminhos de acesso destes segmentos a este tipo de ensino. Argumenta-se, neste texto, que a necessidade da institucionalização de cotas para garantir o acesso de certos grupos sociais ao ensino superior transcende à problemática criada pela limitação de vagas nas instituições públicas e pelas dificuldades financeiras das pessoas para o pagamento das instituições particulares. A questão é mais complexa, a perspectiva da homogeneidade e do antidiferencialismo praticada pelo sistema de ensino superior, quer seja pela instituição pública ou privada, constitui-se também de uma razão do acesso negado a certos grupos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANSART, Pierre. Sociologie de Sant-Simon. Paris: Presses Universitaires de France, 1970.

BONETI, Lindomar W. Construction sociale de la notion de pauvreté au Brésil..

In: CONGRÈS DE L ‘AISLF: ASSOCIATION INTERNACTIONALE DES SOCIOLOGUES DE LANGUE FRANÇAISE: GROUP DE TRAVAIL INÉGALITÉS, IDENTITÉS ET LIENS SOCIAUX. 16., Anales... 2000. (Atas do Congresso).

BONETI, Lindomar W. Políticas Públicas, Educação e Exclusão Social. In: _____ . (Org.). Educação, exclusão e cidadania. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2002. p. 13-38.

_____ . As Políticas educacionais, a gestão da escola e a exclusão social. In: ______ . (Org.). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. 3. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2002.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo, SP: Perspectiva, 2001.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1999.

DURKHEIM, Èmile. Educação e sociologia. São Paulo, SP: Moelhoramentos, 1978.

GRINEVALD, J. Science et développement: esquisse d’une approche socioépistémologique. In:_____ . La pluralité des mondes: Cahier de l’I.E.D. 1. Genebra e Paris: P. U. F, 1975. p. 40-65.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. In: ____ . Rousseau. São Paulo, SP: Nova Cultural, 1991. p. 201-320. (Coleção os Pensadores, n. 6).

Downloads

Publicado

2004-07-17

Como Citar

Wessler Boneti, L. (2004). A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A “INCLUSÃO SOCIAL”: A RAZÃO DAS COTAS. Revista Diálogo Educacional, 4(11), 53–65. https://doi.org/10.7213/rde.v4i11.6866