POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PEDAGOGIA DA EXCLUSÃO: A ESCOLA EM XEQUE NO BRASIL DO SÉCULO XXI

Autores

  • Maria Lourdes Pinto de Almeida. Universidade de Campinas e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v6i17.6716

Resumo

Neste trabalho, pretendo abordar criticamente algumas dimensões da configuração das políticas educacionais no discurso neoliberal do campo educacional, tendo como foco de análise a Escola. Começarei destacando a importância teórica e política de se compreender o neoliberalismo como um complexo processo de construção hegemônica das relações sociais e educacionais vigentes no terceiro milênio, ou seja, como uma estratégia de poder que se programa em sentidos articulados: por um lado, por meio de um conjunto razoavelmente regular de reformas concretas no plano econômico, político, educacional e, por outro, mediante uma série de estratégias orientadas a impor novos diagnósticos acerca da crise e construir novos significados sociais a partir dos quais visa a legitimar as reformas neoliberais como sendo as únicas que podem (e devem) ser aplicadas no atual contexto histórico de nossa sociedade civil. Tentarei mostrar de que forma esta dimensão educacional, característica de toda lógica hegemônica, foi sempre reconhecida como um importante espaço de construção política por aqueles intelectuais conservadores que, em meados deste século, começaram a traçar as bases teóricas do neoliberalismo enquanto alternativa de poder na práxis pedagógica. Na seqüência, tentarei apresentar algumas considerações gerais sobre como se constrói a retórica neoliberal no campo educacional. Meu objetivo será questionar a forma neoliberal de pensar e projetar a política educacional. Finalizo destacando algumas das mais evidentes conseqüências da pedagogia da exclusão promovida pelos discursos educacionais em prol da construção de uma cidadania outorgada!

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Publicado

2006-07-17

Como Citar

Pinto de Almeida., M. L. (2006). POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PEDAGOGIA DA EXCLUSÃO: A ESCOLA EM XEQUE NO BRASIL DO SÉCULO XXI. Revista Diálogo Educacional, 6(17), 33–44. https://doi.org/10.7213/rde.v6i17.6716