AVALIAÇÃO: REGULADORA OU EMANCIPATÓRIA?

Marília Claret Geraes Duran

Resumo


Este artigo propõe-se a contribuir para a discussão a respeito do papel central que a avaliação vem desempenhando na formulação e na implementação de políticas educacionais, assumindo uma função estruturante nas reformas educativas conservadoras e neoliberais em curso em países centrais, como os Estados Unidos e a Inglaterra entre outros, e na transposição do modelo para a América Latina e para o Brasil. As constatações de estudo sobre a produção acadêmica sobre a avaliação da escola básica no Brasil, publicada em dez periódicos nacionais entre 1990 e 1998, são apresentadas na perspectiva de oferecer elementos de análise para compreender as funções de controle do estado sobre a escola pública e de introdução da lógica do mercado em avaliações de larga escala, problematizando as possibilidades e os limites de a avaliação vir a constituir-se numa prática política emancipatória.

Texto completo:

PDF

Referências


AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2000.

ANTUNES, A. L. et al. Avaliação do rendimento do aluno da escola estadual de Minas Gerais: o CBA. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 6, p. 29-42, jul./dez. 1992.

ANTUNES, A. L. & SOUZA, M. A. de. A escola e a comunidade escolar na avaliação da escola pública de Minas Gerais. Idéias, São Paulo, n. 30, p. 21-38, 1998.

BARRETO E. S. de S. et al. Estado da arte: avaliação na educação básica.. São Paulo: FCC/ Inep/ Comped/ PNUD, 2000. Relatório de pesquisa DE Fevereiro.

____ . A avaliação na educação básica: entre dois modelos. Disponível em: htpp://www.anped.org.br/. Acesso em: 04 jun. 2002.

BESSA, N. M. Comentários sobre a proposta da OREAL/Unesco para medição da qualidade em educação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 2, p. 91-98, jul./dez. 1990.

CUNHA, L. A. Os parâmetros curriculares para o ensino fundamental: convívio social e ética. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 99, p. 60-72, nov. 1996.

DEMO, P. Qualidade da educação: tentativa de definir conceitos e critérios de avaliação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 2, p. 11-26, jul./ dez. 1990.

DURAN, M. C. G. Categoria de análise: monitoramento. In: BARRETO E. S. de S. et al. Estado da arte: avaliação na educação básica. São Paulo: FCC/ Inep/ Comped/ PNUD, 2000. Relatório de pesquisa Fevereiro de 2000.

_____ . Avaliação de monitoramento: uma das categorias de análise do estado da arte: avaliação da educação básica. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 22., Anais

Eletrônicos. Disponível em: http://www.anped.org.br/. Acesso em: 02 out. 2002.

_____ . Avaliação de monitoramento e gestão do sistema público de ensino. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO: POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: INVESTIGAÇÃO, FORMAÇÃO E PRÁTICAS, AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO APEDAGÓGICA, 2., Anais... Braga, 2001. Braga: Universidade do Minho, 2001.

GOULART, I. B. O ciclo básico de alfabetização: lições de uma avaliação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 6, p. 3-8, jul./dez. 1992.

GUSSO, D. A. Medida e avaliação educacional: problemas e tendências. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 6, p. 9-28, jul./dez. 1992.

MALUF, M. M. B. Sistema nacional de avaliação da educação básica no Brasil: análise e proposições. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 14, p. 5-38, jul./dez. 1996.

OLIVEIRA, J. B. A. E. O futuro do SAEB e a consolidação de políticas públicas. Em Aberto, Brasília: INEP, v. 15, n. 66, p. 3-11, abr./jun. 1995.

OLIVEIRA, D. P. T. de. Avaliação externa do ciclo básico: diagnóstico necessário à melhoria da qualidade da educação. Ensaio: Avaliação de Políticas em Educação. Rio de Janeiro, v. 6, n. 18, p. 67-84, jan./mar. 1998.

PESTANA, M. I. de S. O sistema nacional de avaliação da educação básica. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 5, p. 81-84, jan./jun. 1992.

VIANNA, H. M. Avaliação do ciclo básico de alfabetização em Minas Gerais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 5, p. 91-94, jan./jun. 1992.

WAISSELFISZ, J. O sistema nacional de avaliação do ensino público de 1º grau. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 4, p. 65-72, jul./dez. 1991




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v4i8.6632

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat