A GESTÃO DE PROCESSOS PEDAGÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA SAÚDE

Maria Lourdes Gisi, Maria Antonia Moscalewski Schuarts

Resumo


Trata-se do relato da ação de professores da Área de Educação com os cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior. Em atendimento às novas diretrizes para o ensino superior, deu-se início à construção de projetos pedagógicos, com o apoio de professores da Área de Educação. Este relato focaliza a experiência realizada em um dos Centros – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, na fase da implementação dos projetos pedagógicos de nove cursos de graduação. Cada um destes cursos conta com uma Comissão de Professores, responsável pela sistematização das discussões no âmbito dos Cursos e foi com estas Comissões que se desenvolveu o trabalho, mediante realização de seminários. Com o objetivo de criar espaço para a discussão e reflexão, relacionadas à implementação das novas propostas pedagógicas, buscou-se identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores e definir estratégias de superação das mesmas. Os seminários constituíram-se em espaço de troca de experiências, de aprendizagem coletiva e de reflexão sobre a prática pedagógica e apontaram para a necessidade de se estabelecer um processo de formação pedagógica contínua.

Texto completo:

PDF

Referências


BOTOMÉ, S. P. Diretrizes para o ensino de graduação: o projeto pedagógico da Pontifícia universidade Católica do Paraná. Curitiba: Champagnat, 2000.

MARQUES, M. O. Projeto pedagógico: a marca da escola. Contexto & Educação, Ijuí, v. 5, n. 18, p.16-28, abr./jun. 1990

MINISTERIO DA Educação e Cultura. Secretaria de Ensino Superior. Plano Nacional de Educação. Disponível em em: 2000.

NÓVOA, Antonio. Prefácio à segunda edição. In: Nóvoa, Antonio (Org.) Profissão professor. Porto: Porto, 1999. p.7-10.

VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Projeto político pedagógico: continuidade ou transgressão para acertar? In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia L.M. (Orgs.) O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus, 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v4i9.6521

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat