CONTRATO DIDÁTICO OU CONTRATO PEDAGÓGICO?

Neuza Bertoni Pinto

Resumo


A discussão do conceito de contrato didático, eixo central do presente artigo, parte do pressuposto de que a pedagogia, enquanto ciência da educação, produz conhecimentos a partir dos significados dados, pelos sujeitos, aos diferentes contratos que perpassam a instituição educacional. Analisando o sentido estrito do termo, discute-se o conceito de contrato social de Rousseau em suas implicações para a educação, as características do contrato pedagógico de Parkhurst e Filoux, buscando-se, nessas tradições pedagógicas, convergências e divergências caracterizadoras do contrato como um anticontrato. Tal concepção fundamenta-se nas pesquisas de educadores franceses, realizadas no campo da Educação Matemática, especialmente Brousseau, que ao formular a Teoria das Situações Didáticas concebe o contrato didático como um elemento específico da Didática, portanto, diferente de contrato pedagógico. Ao distinguir relação didática da relação pedagógica, aponta elementos contraditórios, inerentes ao contrato didático, analisando a mobilidade/estabilidade estabelecidas entre professor, aluno e saber. O que identifica o conceito de contrato didático é sua capacidade de gerar rupturas incessantes no processo de construção de conhecimento.


Texto completo:

PDF

Referências


BACHELARD, G. La formation de l’esprit scientifique. 14. ed. Paris: Philosofique J.Vrin, 1989.

BROSSEAU, G. Théorie des situations didactiques. Grenoble: Pensée Sauvage, 1998.

JOSHUA, S.; DUPIN, J. J. La introduction à la didactique des sciences et des mathématiques. Paris: Presses Universitaires de France, 1993.

JONNAERT, P.h. ; BORGHT, C. V. Criar condições para aprender: o sócio construtivismo na formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MERIEU, P. h. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. POSTIC, M. A relação pedagógica. 2. ed. Coimbra: Coimbra, 1990.

ROUSSEAU, J. J. Do contrato social ou princípios do direito político. São Paulo, SP: Nova Cultural, 1999. (Coleção Os Pensadores, v.1).

SILVA, B. Contrato Didático. In: MACHADO, S. A. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo, SP: EDUC, 1999. p. 43- 64.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v4i10.6437

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat