DESIGN THINKING, COGNIÇÃO E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

Autores

  • Vilson Martins Filho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC
  • Nina Rosa Cruz Gerges Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC
  • Francisco Antonio Pereira Fialho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.AO01

Resumo

O mundo, no século XXI, é constituído de constantes mudanças sociais em função do uso de tecnologias digitais. Tais mudanças exigem de nós, educadores, uma postura mais adaptativa nas relações pessoais e institucionais. Dentre elas, uma das relações mais fundamentais é relação entre instituição de ensino e disseminação de conhecimento. Sob a ótica cognitivista a respeito do conhecimento, o presente trabalho investiga por meio de revisão bibliográfica e apresentação de conceitos do padrão de competências para professores do século XXI em vista da sociedade do conhecimento, propostos pela Unesco, como os pressupostos metodológicos do design thinking nos auxiliam a usar o pensamento abdutivo como estratégia para mediação do processo de ensino-aprendizagem.

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Referências

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Publicado

2015-07-13

Como Citar

Martins Filho, V., Cruz Gerges, N. R., & Pereira Fialho, F. A. (2015). DESIGN THINKING, COGNIÇÃO E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI. Revista Diálogo Educacional, 15(45), 579–596. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.AO01