A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO EM TRÊS VERSÕES NO CONTEXTO DA DIDÁTICA E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BERBEL, N. A. N. Currículo médico e compromisso social. Divulgação em Saúde para Debate, Londrina, n. 9, p. 54-59, 1994.
BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 16, n. 2, p. 9-19, 1995.
BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 17, p. 7-17, 1996.
BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização: experiências com questões de ensino superior. Londrina: UEL, 1998a.
BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização: experiências com questões de ensino superior, ensino médio e clínica. Londrina: UEL, 1998b.
BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 2,>n. 2,>p. 139-154, 1998c.
BERBEL, N. A. N. (Org.). Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: UEL; Comped; Inep, 1999.
BERBEL, N. A. N. A pesquisa em didática e prática de ensino através da Metodologia da Problematização. In: ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. R. A. (Org.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004.
BERBEL, N. A. N. O exercício da práxis por meio da Metodologia da Problematização: uma contribuição para a formação de prossionais da educação. In: BEHRENS, M. A.; ENS, R. T.; VOSGERAU, D. S. R. (Org.). Discutindo a educação na dimensão da práxis. Curitiba: Champagnat, 2007.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1982.
BORDENAVE, J. E. D. Alguns fatores pedagógicos. 1989. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2011.
BORDENAVE, J. E. D. Método da problematização: fundamentos teóricos e aplicações no ensino superior. Londrina: UEL, 1998. Anotações para palestra proferida na Universidade Estadual de Londrina.
COLOMBO, A. A.; BERBEL, N. A. N. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, 2007.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, P. A pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
KOSIK, K. A dialética do concreto. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
MAGUEREZ, C. La promotion technique du travailleur analphabete. Paris: Eyrolles; Éditions d’Organisation, 1966.
MAGUEREZ, C. Elementos para uma pedagogia de massa na assistência técnica agrícola. In: COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA INTEGRAL – CATI. Análise do sistema paulista de assistência à agricultura. Campinas, 1970. Mimeografado.
SÁNCHEZ VÁZQUEZ, A. Filoso(a da praxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
DOI: http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.5904
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat