DA DIMENSÃO DA SOBREVIVÊNCIA: UM ENSAIO SOBRE A ROBUSTEZ DA ESPÉCIE A PARTIR DA TEORIA DO SÍMBOLO DE NORBERT ELIAS

Autores

  • Maria Luisa Bissoto FE - UNIMEP
  • Francisco Cock Fontanella FE - UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4927

Resumo

O objetivo deste artigo é tecer considerações quanto à relevância da emersão de um sistema de condutas socialmente mediadas mediante de um sistema de comunicação simbólico para a viabilidade da espécie humana. Tais considerações serão abordadas principalmente sobre a hipótese desenvolvida por Norbert Elias na obra Teoria Simbólica, onde a emergência de um viver em sociedade é entendida como uma das principais condições que possibilitaram a nossa espécie alcançar patamares de sustentabilidade. A este enfoque apõe-se, no sentido de enriquecer a compreensão do leitor e de aprofundamento do tema, um estudo a respeito da viabilidade evolutiva de sistemas matematicamente modelados, desenvolvido por Peter Allen. Em nosso entender, essas considerações se revestem de importância, por remeterem ao estudo de elementos constitutivos dos processos de civilização e de descivilização, ajudando no entendimento de como tais processos surgem e interferem um sobre o outro.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLEN, Peter. Viability and evolutionary complex system. Disponível

em: www.reds.msh-paris.fr/communic/viability/allen.htm). Acessado em: 08 jul. 2001.

ELIAS, Norbert. On human beings and their emotions: a process-sociological essay. In: _____ .The body: social process and cultural theory. London: Sage, 1991. p. 103-125.

ELIAS, Norbert. Teoria Simbólica. Portugal: Celta, 1994. Encyclopaedia of Cognitive Science. MIT library. Disponível em: Acessado em: 21 set. 2001.

OUDSBLOM, J e Mennell. The Norbert Elias Reader. UK: Blackwell, 1998.

Downloads

Publicado

2002-07-17

Como Citar

Bissoto, M. L., & Fontanella, F. C. (2002). DA DIMENSÃO DA SOBREVIVÊNCIA: UM ENSAIO SOBRE A ROBUSTEZ DA ESPÉCIE A PARTIR DA TEORIA DO SÍMBOLO DE NORBERT ELIAS. Revista Diálogo Educacional, 3(7), 179–192. https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4927

Edição

Seção

Artigos