UMA COMPARAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA QUÍMICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Maria Inês Pinto Bogisch, Paulo Roberto Alcantara

Resumo


Numa abordagem prática e contextualizada, o presente trabalho analisou quatro procedimentos pedagógicos: a) aula expositiva dialogada com apresentação de vídeo e discussão; b) aula expositiva dialogada com prática laboratorial e discussão; c) aula expositiva dialogada e d) projeto de pesquisa de campo, apresentado em seminário. Durante a implementação dos procedimentos, utilizou-se um ambiente de Aprendizagem Colaborativa via Internet, com o intuito de incrementar a motivação dos estudantes e obter uma aprendizagem satisfatória. O projeto de pesquisa de campo, apresentado em seminário, foi o procedimento pedagógico que mais aumentou a motivação e a aprendizagem. A prática laboratorial fez boa intermediação entre o cotidiano e a Química, enquanto a aula expositiva dialogada foi considerada um meio de obter conhecimentos novos e aprofundar conteúdos.

 

 


Texto completo:

PDF

Referências


ALCANTARA, P.R. Instrução ancorada baseada em vídeo no desempenho de trabalho de estudantes com necessidades especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 6, n.1, p. 147-164, 2000.

BIREAUD, A. Os métodos pedagógico no Ensino Superior. Porto: Porto, 1998.

DEMO, P. Pesquisa: princípio Científico e Educativo. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1990.

FREIRE, P. Educação e Mudança. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo: 34, 1995.

MEIRIEU, P. Aprender…Sim, Mas Como? 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v3i7.4903

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat