SOBRE POSITIVISMO E EDUCAÇÃO

Autores

  • Jamil Ibrahim Iskandar Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Maria Rute Leal Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4897

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a educação segundo a filosofia positivista e, particularmente, baseado no pensamento de Comte. Faz-se uma abordagem inicial como ambiência a respeito do surgimento da filosofia positivista. Em seguida são apresentados, os itens “positivismo e educação”, “o positivismo e a escola”, “positivismo na educação brasileira” e, para finalizar, há uma tomada de posição quanto à educação segundo os critérios positivistas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis : Vozes, 1993.

BOTTOMORE, Tom. (ed.). Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1988.

COMTE, Agusto. Curso de filosofia positiva. São Paulo : Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores).

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 10. ed. São Paulo : Melhoramentos, 1975.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GUIRARDELLI, Paulo. Educação e razão histórica. São Paulo : Cortez, 1994.

MESQUIDA, Peri. Educação brasileira. Apostila do Curso de Mestrado em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2001.

MORAIS FILHO, Evaristo de. Augusto Comte. Sociologia. Rio de Janeiros: Ática, 1983.

MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

PAVIANNI, Jaime. Problemas de filosofia da educação. Petrópolis: Vozes, 1991.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 1993.

TRIVIÑOS, Augusto. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2002-07-17

Como Citar

Iskandar, J. I., & Leal, M. R. (2002). SOBRE POSITIVISMO E EDUCAÇÃO. Revista Diálogo Educacional, 3(7), 89–94. https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4897

Edição

Seção

Artigos