O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE GRAMSCI

Autores

  • Maria Elisabeth Blanck Miguel PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4882

Resumo

O artigo busca, por meio de estudos do pensamento de Gramsci, bem como de Manacorda (1969), Macciochi (1980), Fiori (1979), Broccoli (1977) e Betti (1976), apreender o que é o “pedagógico” em Gramsci. Destaca o processo de construção de sua teoria conformada por suas experiências de vida, salientando-se a escola unitária, a educação como forma de elevar socialmente a população mais pobre a patamares superiores de cultura, o papel do intelectual orgânico e a própria organização da cultura. Apresenta indicações para a educação brasileira, especialmente para a formação de professores, decorrentes das reflexões sobre o pensamento gramsciano.

 

 

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Referências

BETTI, G. Escuela, educación y pedagogia en Gramsci. Trad. J. A. B. Barcelona: Martinez Roca, 1976.

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MANACORDA, Mário A. Marx y la pedagogia moderna. Barcelona: Oikostan, 1969.

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Publicado

2002-07-17

Como Citar

Blanck Miguel, M. E. (2002). O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE GRAMSCI. Revista Diálogo Educacional, 3(7), 63–73. https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4882

Edição

Seção

Artigos