O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE GRAMSCI

Maria Elisabeth Blanck Miguel

Resumo


O artigo busca, por meio de estudos do pensamento de Gramsci, bem como de Manacorda (1969), Macciochi (1980), Fiori (1979), Broccoli (1977) e Betti (1976), apreender o que é o “pedagógico” em Gramsci. Destaca o processo de construção de sua teoria conformada por suas experiências de vida, salientando-se a escola unitária, a educação como forma de elevar socialmente a população mais pobre a patamares superiores de cultura, o papel do intelectual orgânico e a própria organização da cultura. Apresenta indicações para a educação brasileira, especialmente para a formação de professores, decorrentes das reflexões sobre o pensamento gramsciano.

 

 


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Referências


BETTI, G. Escuela, educación y pedagogia en Gramsci. Trad. J. A. B. Barcelona: Martinez Roca, 1976.

BROCCOLI, Angelo. Antonio Gramsci y la educación como hegemonia. Trad. Fernando Mateo. México: Nueva Imagem, 1977.

FIORI, Giuseppe. A vida de Antonio Gramsci. Trad. Sérgio Lamarão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

MACCIOCCHI, Maria Antonieta. A favor de Gramsci. Trad. Angelina Peralva. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

MANACORDA, Mário A. Marx y la pedagogia moderna. Barcelona: Oikostan, 1969.

_______. El princípio educativo em Gramsci. Trad. Luis Legaz. Salamanca: Sigueme, 1977.

_______. Humanismo de Marx e industrialismo de Gramsci. Curitiba: UFPR. (Palestra proferida em nov. 1987, mimeografado).




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v3i7.4882

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