CONCEPÇÕES DOS EX-ALUNOS ACERCA DA CIDADANIA DOCENTE UNIVERSITÁRIA – UMA PERSPECTIVA LUSO-BRASILEIRA.

Autores

  • Armênio Rego Universidade de Aveiro
  • Dálcio Reis Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4867

Resumo

Este artigo mostra de que forma os alunos diplomados valorizam os comportamentos de cidadania dos seus antigos docentes. Estes comportamentos são explicitados em quatro dimensões: O comportamento participativo que representa a promoção do diálogo e o fomento da participação dos estudantes no processo pedagógico; A orientação prática  que reflete a preocupação pedagógica do docente em ilustrar a explanação das matérias com exemplos práticos e interessantes para a vida dos estudantes; a consciência pedagógica  que diz respeito aos comportamentos reveladores de uma postura preocupada com o exercício rigoroso da função docente (por exemplo, preparar bem as aulas, ser exigente, dar as aulas com rigor e seriedade); a cortesia  ou falta dela que representa um tratamento respeitador (ou não) dos estudantes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAILEY, D.; BENNETT, J. The realistic model of higher education. Quality Progress, p. 77-79, November, 1996.

BYRNE, B. Structural Equation Modelling with Lisrel, Prelis, and Simplis. London: Lawrence Erlbaum Associates, 1998.

ELLIGNTON, H.; ROSS, G. Evaluating teaching quality throughout a university. Quality Assurance in Education, v. 2, n. 2 p. 4, 1994.

FEIGENBAUM, A. Quality education and America’s competitiveness. Quality Progress, p. 83-84, September, 1994.

HANSEN, W.; JACKSON, M. Total quality improvement in the classroom. Quality in Higher Education, v. 2, n. 3, p. 211-217, 1996.

HELMS, S.; KEY, C. Are students more than costumers in the classroom? Quality Progress, p. 97-99, September, 1994.

HOFSTEDE, G. Organising for cultural diversity. European Management Journal, v. 7, n. 4, p. 390-397, 1989.

HOFSTEDE, G. Culturas e Organizações: compreender a nossa programação mental. [ s. l.]: Sílabo, 1997.

HORINE, J.; HAILEY, W.; RUBACH, L. Shaping America’s future. Quality Progress, p. 41-60, October, 1993.

HORSBURGH, M. Quality monitoring in higher education: the impact on student learning. Quality in Higher Education, v. 5, n. 1, p. 9-25, 1999.

JORESKOG, K.; SORBOM, D. Lisrel 8: Structural Equation Modeling with the Simplis Command Language. Scientific Software International, 1993

MARSH, H.; HAU, K.; CHUNG, C.; SIU, T. Confirmatory factor analyses of chinese students’ evaluations of university teaching. Structural Equation Modeling, v. 5, n. 2, p. 143-164, 1998.

MONTANO, C.; UTTER, G. Total quality management in higher education. Quality Progress, p. 52-59. August, 1999.

NUNNALLY, J. Psychometric Theory. 2. ed. New York: McGraw-Hill, 1978.

ORGAN, D. Organizational Citizenship Behavior: the Good Soldier Syndrome. Lexington, MA: Lexington, 1988.

ORGAN, D. Organizational citizenship behavio: its construct clean-up time. Human Performance, v. 10, p. 85-97, 1997.

PODSAKOFF, P.; ORGAN, D. Self-reports in Organizational research: problems and prospects. Journal of Management, v. 12, p. 531- 544, 1986.

RACE, P. Quality for some? What about the rest? Quality Assurance in Education, v. 2, n. 2, p. 10-14, 1994.

REGO, A. Cidadania docente universitária: sua relação com o desempenho dos estudantes. Revista Portuguesa de Educação, 2000a.

REGO, A. Comportamentos de cidadania docente universitária: operacionalização de um construto. Revista de Educação, 2000b.

_____ . O bom cidadão docente universitário: na senda da qualidade no ensino superior. Educação & Sociedade, 2000c.

_____ ; SOUSA, L. Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores. Linhas Críticas, Brasília, v. 6, n.10, p. 9-30, 2000.

ROWLEY, J. Measuring quality in higher education. Quality in Higher Education, v. 2, n. 3, p. 237-255, 1996.

SALLIS, E. Total Quality Management in Education. London: Kogan Page, 1993.

SCHARGEL, F. Teaching TQM in a inner city high school. Quality Progress, p. 87-90, September, 1994.

SIRVANCI, M. Are students the true customers of higher education? Quality Progress, p. 99-102, October, 1996.

STRINGER, M.; IRWING, P. Students’ evaluations of teaching effectiveness: a structural modelling approach. British Journal of Educational Psychology, v. 68, p. 409-426, 1998.

WILSON, S.; CAMERON, R. Student teacher perceptions of effective teaching: a developmental perspective. Journal of Education for Teaching, v. 22, n. 2, p. 181-195, 1996.

YORKE, M. This way QA? Quality Assurance in Education, v. 5, n. 2, p. 97-100, 1997.

ZABALZA, M. Coordenadas básicas para una docencia de calidad en la Universidad: qué caracteriza la calidad de los docentes y la docência universitaria. IN: I SIMPOSIUM IBEROAMERICANO SOBRE DIDÁCTICA UNIVERSITÁRIA, Santiago de Compostela,1999. Anais... Santiago de Compostela, 1999.

Downloads

Publicado

2002-07-17

Como Citar

Rego, A., & Reis, D. (2002). CONCEPÇÕES DOS EX-ALUNOS ACERCA DA CIDADANIA DOCENTE UNIVERSITÁRIA – UMA PERSPECTIVA LUSO-BRASILEIRA. Revista Diálogo Educacional, 3(7), 11–27. https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4867

Edição

Seção

Artigos