Mediações da formação do professor pesquisador nos Endipes da década de 1980

Silvana Ventorim

Resumo


Este artigo objetiva investigar o debate sobre a formação do professor pesquisador na produção científica do IV, V e VI Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino (Endipes), realizados na década de 1980, de modo a apreender e sistematizar conceitos, argumentos,
hipóteses e implicações por meio dos quais se constitui a relação pesquisa, formação do professor e prática pedagógica. Orienta-se pela pesquisa documental bibliográfica que reconhece o status político e epistemológico dos documentos, pois eles estabelecem a relação
entre discursos e práticas no campo da educação. Indica como fundamental a discussão sobre o conceito, o papel e a importância da pesquisa. Pelos e nos Endipes, o debate sobre a formação do professor-pesquisador progrediu e fortaleceu-se, incorporando-se no fazer a formação e a prática do professor, como um movimento em construção, progredindo e fortalecendo os próprios Endipes como campo de expressão de vastas experiências na área científica da educação.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.7208

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