LA EVALUACIÓN COMO ESTRATEGIA DE CAMBIO DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR

Autores

  • Luis Yarzábal ILAEDES

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v3i5.4735

Resumo

 Este artigo assume o ponto de vista da UNESCO a respeito da importância da educação de qualidade para enfrentar os desafios do mundo moderno e formar cidadãos capazes de construir uma sociedade mais justa, solidária, respeitosa dos direitos humanos e da eqüidade no uso do conhecimento e da informação. A avaliação institucional pode converter-se na melhor ferramenta para guiar a transformação da educação superior. O IESALC (Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe) está priorizando a discussão de parâmetros de avaliação que tomem em conta as características da educação superior da Região. Para o autor, dentre outros parâmetros, a avaliação deve ser necessariamente participativa e global e tem como etapas imprescindíveis a sensibilização, a auto-avaliação, a avaliação externa por pares, a tomada de decisões e a re-avaliação permanente. Finalmente, o autor anuncia os possíveis apoios do IESALC-UNESCO a iniciativas que promovam a avaliação institucional na Região.

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Publicado

2002-07-17

Como Citar

Yarzábal, L. (2002). LA EVALUACIÓN COMO ESTRATEGIA DE CAMBIO DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR. Revista Diálogo Educacional, 3(5), 49–56. https://doi.org/10.7213/rde.v3i5.4735

Edição

Seção

Dossiê