LA EVALUACIÓN COMO ESTRATEGIA DE CAMBIO DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR

Luis Yarzábal

Resumo


 Este artigo assume o ponto de vista da UNESCO a respeito da importância da educação de qualidade para enfrentar os desafios do mundo moderno e formar cidadãos capazes de construir uma sociedade mais justa, solidária, respeitosa dos direitos humanos e da eqüidade no uso do conhecimento e da informação. A avaliação institucional pode converter-se na melhor ferramenta para guiar a transformação da educação superior. O IESALC (Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe) está priorizando a discussão de parâmetros de avaliação que tomem em conta as características da educação superior da Região. Para o autor, dentre outros parâmetros, a avaliação deve ser necessariamente participativa e global e tem como etapas imprescindíveis a sensibilização, a auto-avaliação, a avaliação externa por pares, a tomada de decisões e a re-avaliação permanente. Finalmente, o autor anuncia os possíveis apoios do IESALC-UNESCO a iniciativas que promovam a avaliação institucional na Região.


Texto completo:

PDF

Referências


ATTALI, J. et al. Pour un modèle éuropéen d’enseignement supérieur. Ed. Le Monde, Paris, 1998.

UNESCO. La educación superior en el siglo XXI: Visión y acción. UNESCO, Paris, 1998.

CRESALC. Hacia una nueva educación superior. Colección Respuestas, No. 4. Ed. CRESALC/UNESCO, Caracas, 1996.

CRESALC. La educación superior en el siglo XXI.Visión de América Latina y el Caribe. Colección Respuestas, No. 5, Ed. CRESALC/UNESCO, Caracas, 1997.

DELORS, J. et al. La educación encierra un tesoro. Informe a la UNESCO de la Comisión Internacional sobre la Educación para el siglo XXI. UNESCO, Paris, 1996.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliacão Institucional da UNICAMP. Editora da

UNICAMP, Campinas/Imprensa Oficial do Estado S. A., IMESP, São Paulo, Brasil, 1994. luación de la educación superior en Brasil.

DIAS SOBRINHO, J. Evaluación de la Educación Superior en Brasil. Documento de trabajo preparado para la reunión de San Juan, Puerto Rico, 1998.

RUIZ, R. Evaluación académica y educación superior. Versión multigrafiada. Fundayacucho, Caracas, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v3i5.4735

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat