Professor-pesquisador: concepções e práticas de mestres que atuam na educação básica

Autores

  • Rita Buzzi Rausch Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7198

Resumo

Embora na formação de professores busca-se formar o professor-pesquisador e a pesquisa seja reconhecida como atividade fundamental, o seu uso e significado geram polêmicas. Além das licenciaturas, a formação do professor-pesquisador é intenção também de diferentes programas de pós-graduação stricto-sensu no país. Neste sentido, buscamos investigar: quais as concepções e práticas de pesquisa de professores mestres que atuam na docência na Educação Básica? O objetivo foi conhecer as concepções e práticas em pesquisa de professores mestres. De abordagem qualitativa, realizamos entrevista semiestruturada com oito mestres docentes. Quanto à concepção de professor-pesquisador identificamos três vertentes: a) o profissional que se mantêm atualizado; b) o profissional que prioriza a pesquisa em detrimento do ensino; c) o profissional que investiga sua prática docente. Nesta última concepção, porém, não percebemos o entendimento de pesquisa como um processo sistematizado, no sentido de se fazer ciência relacionada à docência. A maioria dos professores demonstrou interesse e habilidade em realizar pesquisas na escola, porém, manifestou impossibilidades devido a fatores relacionados à estrutura física, falta de tempo, baixa remuneração e ao pouco apoio por parte dos gestores. A maioria destacou que o mestrado contribuiu com sua formação de professor-pesquisador. Este estudo permitiu analisar que na literatura educacional há ênfase na necessidade de formar o professor-pesquisador. Entretanto, muitas vezes não se discute a trajetória de formação dos professores, as condições de trabalho e de carreira e os recursos financeiros e de infraestrutura necessários para o professor conseguir realizar pesquisas nas escolas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2004.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRZEZINSKI, I. GT 8: a pesquisa sobre formação de profissionais da educação em 25 anos de história. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPED, 30., 2007, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2007. p. 1-15.

CRUZ, G. B. da; LÜDKE, M. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 125, p. 81-109, maio./ago. 2005.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1991.

ESTEBAN, T. M.; ZACUR, A. (Org.). Professora-pesquisadora uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FIORENTINI, D. A didática e a prática de ensino mediada pela investigação sobre a prática. In: ROMANOWSKI, J.; MARTINS, P.; JUNQUEIRA, S. (Org.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: ENDIPE: Champagnat, 2004. p. 243-258.

LÜDKE, M. (Coord.). O que conta como pesquisa? São Paulo: Cortez, 2009.

LÜDKE, M. Convergências e tensões reveladas por um programa de pesquisas sobre formação docente. In: DALBEN, A. et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: didática, formação de professores e trabalho docente. Belo Horizonte: ENDIPE: Autêntica, 2010. p. 260-272.

RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor – profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina, 2003.

RAUSCH, R. B. A reflexividade promovida pela pesquisa na formação inicial de professores. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

RAUSCH, R. B.; SCHROEDER, S. L. A inserção da pesquisa nas séries iniciais do ensino fundamental. Atos de Pesquisa em Educação, v. 5, n. 3, p. 315-337, 2010.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

SILVA, K. A. P. Professores com formação stricto sensu e o desenvolvimento da pesquisa na educação básica da rede pública de Goiânia: realidade, entraves e possibilidades. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de

Goiás, Goiânia, 2008.

VELLOSO, J. Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 583-611, set./dez. 2004.

ZEICHNER, K. M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Formação Docente, v. 1, n. 1, ago./dez. 2009.

Downloads

Publicado

2012-07-11

Como Citar

Buzzi Rausch, R. (2012). Professor-pesquisador: concepções e práticas de mestres que atuam na educação básica. Revista Diálogo Educacional, 12(37), 701–717. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7198