O professor formador e as relações com os seus saberes profissionais

Autores

  • Rosane Santana Junckes Faculdade Cenecista de Joinville (FCJ/Joinville), professora de Didática e Prática de Ensino no Curso de Pedagogia do Instituto Superior Tupy (IST), Joinville, SC - Brasil.
  • Marli Eliza Dalmazo Afonso de André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6098

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa realizada com professores formadores de uma universidade no Sul do Brasil que buscou investigar a relação que os professores formadores estabelecem com os seus saberes profissionais nos cursos de licenciatura. Tem como base teórica os estudos desenvolvidos por Marin e Giovanni (2007), Roldão(2007), Charlot (2000, 2001, 2005), Pimenta et al. (2005), Marques (2003), Tardif (2002),André (2001), Gómez (2001), entre outros, que pesquisam a formação de professores.Os dados foram coletados por meio da técnica do balanço do saber e de entrevistas recorrentes com professores formadores de diferentes áreas do conhecimento dos cursos de licenciatura de uma universidade da região Sul do Brasil. Cumpre destacar que a técnica do balanço do saber é utilizada pela equipe ESCOL na França que foi coordenada por Charlot, assim como por pesquisadores brasileiros entre eles Dieb (2007) e Lomônaco (2002).Os dados revelam que as relações que os professores formadores estabelecem relações conflituosas com os saberes específicos e pedagógicos, que geram pontos de encontros e desencontros entre a teoria e a prática pedagógica e têm implicações na concepção de professor pesquisador/reflexivo. O estudo também revela que os professores formadores encontram-se ansiosos e decepcionados frente à deteriorização da imagem e do status social da profissão docente, o que os leva ao isolamento e, em alguns casos, à frustração profissional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRE, M. E. D. A. de. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

CHARLOT, B. (Org.). Os jovens e o saber perspectivas mundiais. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GÓMEZ, A. I. Pérez. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.

DIEB, M. H. Móbeis, sentidos e saberes: o professor da Educação Infantil e sua relação com o saber. Tese (Doutorado em Educação) –universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Fortaleza, 2007.

MARIN, A. J.; GIOVANNI, L. M. Expressão escrita de concluintes de curso universitário para formar professores. Cadernos de Pesquisa, v. 37, p. 15-41, 2007.

MARQUES, M. O. Formação do profissional da educação. 4. ed. Ijuí: Ed.

UNIJUÍ, 2003.

PIMENTA, S. G. et al. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

ROLDÃO, M. do C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-103, 2007.

SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes,

Downloads

Publicado

2012-07-10

Como Citar

Santana Junckes, R., & Dalmazo Afonso de André, M. E. (2012). O professor formador e as relações com os seus saberes profissionais. Revista Diálogo Educacional, 12(36), 511–527. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6098