A formação continuada de professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: implantação, consolidação e expansão

Autores

  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Doutora em Educação, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6093

Resumo

Trata-se de estudo realizado com o objetivo de analisar as experiências do Município de Curitiba com a formação continuada de professores, a partir de 1963. Instalados os Centros Comunitários em Curitiba, com uma proposta de educação comunitária, deu-se início a um trabalho que, ao longo das décadas seguintes, iria se desenvolver de forma gradual, até sua efetiva consolidação, em meados de 1980, com a revisão da estrutura administrativa do Município, para nela se inserir a Divisão de Treinamento Pedagógico. Definida uma política educacional de formação docente, foi possível um trabalho abrangente, com ações que adequavam a formação dos professores às dificuldades por eles manifestadas em seu trabalho com a educação da população. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, foi realizada com apoio nas reflexões de Neves (1988), Costa (2007)e Vieira (2010), fundamentando-se nos documentos disponíveis no Arquivo da Secretaria Municipal de Educação. Como resultado, foi possível delinear a trajetória da formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba em seu movimento de implantação, consolidação e expansão. 

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Publicado

2012-07-10

Como Citar

Dudeque Pianovski Vieira, A. M. (2012). A formação continuada de professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: implantação, consolidação e expansão. Revista Diálogo Educacional, 12(36), 401–419. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6093