O Movimento da Matemática Moderna nos boletins da Sociedade Paranaense de Matemática

Alexandra de Oliveira Abdala Cousin

Resumo


Neste trabalho apresentamos os artigos publicados nos Boletins da Sociedade Paranaense de Matemática (SPM) que refletem diretamente as influências do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil. Atualmente esse Movimento, de repercussão mundial e que teve reflexos importantes no Brasil, é objeto de nossos estudos. Nossa atenção tem se voltado para as décadas de 1960 e 1970, período onde se verifica sua mais intensa influência na educação básica no Brasil. Apresentamos aqui o resultado da busca e uma análise dos artigos que tratam desse tema que surgiram nos Boletins da SPM, mostrando que este Movimento, alcançou territórios nacionais importantes, particularmente o Paraná. Esta análise será feita em todos os boletins publicados pela SPM, cobrindo assim um amplo e específico objeto de divulgação. 

Texto completo:

PDF

Referências


BÚRIGO, E. Z. A modernização possível e necessária da Matemática escolar segundo Osvaldo Sangiorgi. In: VALENTE, W. R. (Org.). Osvaldo Sangiorgi: um professor moderno. Brasília: CNPq; GHEMAT, 2008. p. 43-67.

BURKE, P. O que é história cultural? Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005.

CARR, E. H. Que é história? 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de

Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

COUSIN, A. de O. A. A Sociedade Paranaense de Matemática sob um olhar da educação matemática. 2007. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1994.

HUNT, L. A nova história cultural. São Paulo: M. Fontes, 1992.

KLINE, M. O fracasso da matemática moderna. São Paulo: IBRASA, 1976.

MIORIM, M. Â. Livros didáticos de matemática do período de implantação

do Movimento da Matemática Moderna no Brasil. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2005, Porto. Actas do V CIBEM... Porto, Portugal: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2005.

PINTO, N. B. et al. História do movimento da matemática moderna no

Brasil: arquivos e fontes. Guarapuava: Editora da Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2007.

PINTO, N. B. Na sala de aula com Osvaldo Sangiorgi. In: VALENTE, W. R.

(Org.). Osvaldo Sangiorgi: um professor moderno. São Paulo; Brasília; Osasco: Annablume; CNPq; GHEMAT, 2008. p. 119-144.

SANGIORGI, O. Matemática moderna no ensino: feliz encontro entre a lógica, a psicologia e a pedagogia. Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática, Curitiba, v. 7, n. 3, p. 75-79, 1964.

SANGIORGI, O. Matemática moderna no ensino: feliz encontro entre a lógica, a psicologia e a pedagogia. Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 5-14, 1965.

SOARES, F. dos S. A divulgação da matemática moderna na imprensa periódica. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2005, Porto. Anais... Porto, Portugal: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2005.

TRINDADE, E. M. de C.; ANDREAZZA, M. L. Cultura e educação no Paraná. Curitiba: SEED, 2001.

VALENTE, W. R. et al. Práticas de ontem e de hoje: heranças do Movimento da Matemática Moderna na sala de aula do Professor de Matemática. In ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2007. Belo Horizonte. Resumo... Belo Horizonte: ENEM, 2007. Disponível em: . Acesso em: 31 maio 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v11i34.4489

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat