O advento das ciências liceais: materialidade e programas [I]

Autores

  • Carlos Alberto Silva Beato Escola Secundária de José Afonso, Loures, Venda do Pinheiro - Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4477

Resumo

Este artigo apresenta alguns aspetos de uma pesquisa sobre a história das disciplinas escolares de ciências, levada a cabo para a preparação de uma tese de doutoramento na área de história da educação. O objetivo é compreender o processo histórico de introdução das disciplinas de ciências no ensino liceal português do século XIX. Nas disciplinas de ciências, é corrente a existência de equipamento específico em laboratórios e gabinetes anexos à sala de aulas. Quando as ciências foram introduzidas nos liceus, a partir de 1854, foi considerada a indispensabilidade desse material e, por isso, desde a primeira hora, foi posto à disposição um dado conjunto de apetrechos e reagentes químicos. Considerando essa realidade, fez-se uma abordagem sobre os materiais fornecidos e a reação de alguns professores. Nesse contexto, realça-se a autonomia dos professores das ciências liceais na construção das disciplinas respetivas, pese, embora, a tendência centralizadora dos órgãos dirigentes da instrução pública. 

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

Silva Beato, C. A. (2011). O advento das ciências liceais: materialidade e programas [I]. Revista Diálogo Educacional, 11(34), 709–729. https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4477