CONEXÕES DA APRENDIZAGEM E DO CONHECIMENTO

Autores

  • Evelise Maria Labatut Portilho PUCPR
  • Laura Monte Serrat Barbosa PUCPR
  • Sonia Küster PUCPR, Psicopedagoga Clínica, Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia seção Paraná Sul gestão 2005/2007
  • Vanessa Pires PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v7i20.4243

Resumo

Este texto propõe uma reflexão sobre o processo de aprender e ensinar na atualidade e sobre o conhecimento como uma construção humana complexa que necessita ser reconstruído pelo aprendiz e não simplesmente reproduzido. Convida o leitor a percorrer as dimensões do sujeito cognoscente -pensar, sentir, agir e interagir _ com a finalidade de estabelecer conexões entre elas, tanto no exercício de autoconhecimento de quem ensina como de quem aprende.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COLL, César, PALÁCIOS, Jesús, MARCHESI, Álvaro (org.). Desenvolvimento Psicológico e Educação (vol. 2). In: Del Rio, Amélia. Educação e desenvolvimento: a Teoria de Vygotsky e a zona de desenvolvimento próximo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

FREIRE, Madalena. O que é um grupo? In: Grossi, E; Bordin, J. (org.). A paixão de aprender. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 59-68.

MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Portugal: Europa-América, 1996.

ONTORRIA, Antonio, Gómez, Juan, Rubio, Ana Molina. Potenciar la capacidade de aprender y pensar. Madrid: Narcea, 2000.

PAROLIN, Isabel. Professores formadores: a relação entre a família, a escola e a aprendizagem. Curitiba: Positivo, 2005.

POGRÉ, Paula; LOMBARDI, Graciela; Equipe Colégio Sidarta. O ensino para a compreensão: a importância da reflexão e da ação no processo de ensinoaprendizagem. Vila Velha: Hoper, 2006.

PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Texto trabalhado na disciplina Aprendizagem e Conhecimento, do Curso de Mestrado em Educação da PUCPR. Como mudar para aprender e como aprender para mudar, 2005.

SCOZ, Beatriz (org.). (Por) uma educação com alma. Petrópolis: Vozes, 2000.

SILVA, Maria Cecília A. Psicopedagogia: em busca de uma fundamentação teórica. Rio de Janeiro (RJ): Nova Fronteira, 1998.

TESCAROLO, Ricardo. A escola como sistema complexo. São Paulo, (SP): Escrituras, 2005.

Downloads

Publicado

2007-07-17

Como Citar

Labatut Portilho, E. M., Monte Serrat Barbosa, L., Küster, S., & Pires, V. (2007). CONEXÕES DA APRENDIZAGEM E DO CONHECIMENTO. Revista Diálogo Educacional, 7(20), 13–24. https://doi.org/10.7213/rde.v7i20.4243