CONEXÕES DA APRENDIZAGEM E DO CONHECIMENTO

Evelise Maria Labatut Portilho, Laura Monte Serrat Barbosa, Sonia Küster, Vanessa Pires

Resumo


Este texto propõe uma reflexão sobre o processo de aprender e ensinar na atualidade e sobre o conhecimento como uma construção humana complexa que necessita ser reconstruído pelo aprendiz e não simplesmente reproduzido. Convida o leitor a percorrer as dimensões do sujeito cognoscente -pensar, sentir, agir e interagir _ com a finalidade de estabelecer conexões entre elas, tanto no exercício de autoconhecimento de quem ensina como de quem aprende.

Texto completo:

PDF

Referências


COLL, César, PALÁCIOS, Jesús, MARCHESI, Álvaro (org.). Desenvolvimento Psicológico e Educação (vol. 2). In: Del Rio, Amélia. Educação e desenvolvimento: a Teoria de Vygotsky e a zona de desenvolvimento próximo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

FREIRE, Madalena. O que é um grupo? In: Grossi, E; Bordin, J. (org.). A paixão de aprender. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 59-68.

MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Portugal: Europa-América, 1996.

ONTORRIA, Antonio, Gómez, Juan, Rubio, Ana Molina. Potenciar la capacidade de aprender y pensar. Madrid: Narcea, 2000.

PAROLIN, Isabel. Professores formadores: a relação entre a família, a escola e a aprendizagem. Curitiba: Positivo, 2005.

POGRÉ, Paula; LOMBARDI, Graciela; Equipe Colégio Sidarta. O ensino para a compreensão: a importância da reflexão e da ação no processo de ensinoaprendizagem. Vila Velha: Hoper, 2006.

PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Texto trabalhado na disciplina Aprendizagem e Conhecimento, do Curso de Mestrado em Educação da PUCPR. Como mudar para aprender e como aprender para mudar, 2005.

SCOZ, Beatriz (org.). (Por) uma educação com alma. Petrópolis: Vozes, 2000.

SILVA, Maria Cecília A. Psicopedagogia: em busca de uma fundamentação teórica. Rio de Janeiro (RJ): Nova Fronteira, 1998.

TESCAROLO, Ricardo. A escola como sistema complexo. São Paulo, (SP): Escrituras, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v7i20.4243

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat