APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO:CONEXÕES PLANETÁRIAS

Ricardo Tescarolo, Lauro Darós

Resumo


A crise pela qual passa o planeta Terra resulta de uma cosmovisão baseada no princípio antrópico que concedeu ao ser humano o domínio sobre a natureza e o poder de explorar o planeta. Nasceu então uma nova episteme, centrada no equilíbrio entre razão e emoção, fundada em dois eixos: uma ética planetária e uma espiritualidade ecológica. Cabe à escola, mediante uma aprendizagem transformadora e em colaboração estreita com as demais instâncias da sociedade, criar e alimentar essa nova consciência planetária, que deve resultar na promoção de um desenvolvimento sustentável e integrado.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 4. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2000.

ARENDT, Hannah. A condição humana. 10 ed. São Paulo, SP: Forense Universitária, 2001.

CHARDIN, Teilhard de. O fenômeno humano. [1955]. 6. ed. São Paulo, SP: Cultrix, 2003.

COMTE-SPONVILLE, André. Dicionário filosófico. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2003.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2004.

GOSWAMI, Amit. O universo autoconsciente: como a consciência cria o mundo material. 5. ed. Rio de Janeiro, RJ: Rosa dos Ventos, 2002.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. [1946]. São Paulo, SP: Centauro, 2002.

JAPIASSU, Hilton. Desistir de pensar? nem pensar!: criando o sentido da vida num mundo funcional e instrumental. São Paulo, SP: Letras e Letras, 2001.

MARÍAS, Julián. História da filosofia. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2004.

MOSER, Paul K.; Mulder, Dayne H.; Trout, J. D. A teoria do conhecimento: uma introdução temática. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2004.

O’SULLIVAN, Edmund. Aprendizagem transformadora: uma visão educacional para o século XXI. São Paulo, SP: Cortez , 2004.

SOLOMON, Robert C. Espiritualidade para céticos: paixão, verdade cósmica e racionalidade no século XXI. Rio de Janeiro, Rj: Civilização Brasileira, 2003.

_____ ; HIGGINS, Kathleen M. Paixão pelo saber: uma breve história da filosofia. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2003.

TESCAROLO, Ricardo. A escola como sistema complexo: a ação, o poder e o sagrado. São Paulo, SP: Escrituras, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v7i20.4237

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat