ESPAÇOS DIGITAIS PARA MELHOR APRENDIZAGEM

Christianne Coelho de Souza Reinish Coelho, Francisco Antonio Pereira Fialho

Resumo


Todos os mundos são mundos virtuais e todos os espaços são ciberespaços. Atualmente, a educação acontece em três diferentes tipos de espaço: o físico, o conceitual e o digital. A metáfora dos Sistemas Complexos Adaptativos – SCA – permite-nos entender e ampliar o conceito de agente para qualquer entidade ou ferramenta inteligente capaz de manter um diálogo que promova o aparecimento de emergências, isto é, uma nova configuração que compreende o sistema global composto pelos estudantes, professores, ambiente tecnológico e instituições, e que não pode ser explicado a partir das partes que compõem a ecologia do sistema cognitivo. Este artigo trata do estudo dos agentes e dos espaços envolvidos no processo de ensino e aprendizagem baseado na teoria dos SCA.

Texto completo:

PDF

Referências


AXELROD, R. M.; COHEN, M. D. Harnessing complexity: organizational implications of a scientific frontier. New York: The Free, 2000.

CENTRO DE INFORMAÇÕES MULTIEDUCAÇÃO. Pressupostos construtivista de Piaget. 1998. Disponível em: . Acesso em: 08 fev. 1999.oCrOgEaLnHizOa,ç õCe.s C. de S. R. Complexidade e sustentabilidade nas . 2001. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, 2001.

GARDNER, Howard. Frames of mind: the theory of multiple intelligences. New York: Harper Collins, 1993.

HOLLAND, J. Hidden Order. How adaptation builds complexity. Cambridge: Perseus Books, 1995.

LATOUR, Bruno. A esperança de pandora: Ensaio sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru: EDUSC, 2001.

MAES, Pattie. Modeling adaptative autonomous agents. Disponível em: . Acesso em: 05 jul. 1998.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1984.

TAROUCO, L. M. Rockenbach, Aula 12: Comportamentalismo e o computador como máquina de ensinar. 1998. Disponível em: . Acesso em: 08 fev. 1999>.

VYGOTSKY, Lev Semenovictch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

WOOLDRIDGE, Michael Jennings. Nick, intelligent agents theory and . 1995. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 1997>.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v7i22.4195

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat