ESPAÇO ESCOLAR E HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Flávia Obino Corrêa Werle, Lenir Marina Trindade de Sá Britto, Cinthia Merlo Colau

Resumo


O texto constitui-se em contribuição teórica para a discussão da história das instituições escolares, seus prédios e espaços. Discute narrativas que constituem a história das instituições escolares em seu conteúdo de interpretações e de releituras do espaço físico escolar. Analisa a apropriação dos espaços escolares pelos atores e a identidade institucional. A discussão é feita com base em Michel de Certeau.

Texto completo:

PDF

Referências


BUFFA, Ester. História e filosofia das instituições escolares. In: ARAÚJO, José eCdarulocas çSãoou bzraa; sGilAeTirTaI JUNIOR, Décio (Org.). Novos temas em historia da: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas/SP: Autores Associados; Uberlândia: EDUFU, 2002. p. 25-38.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1996. D&E ESdAuUcLaNçIãEoRS, Julieta Ramos. Instituição e evolução da escolarização. Teoria , Porto Alegre, n. 6, p. 97-104, 1992.

FELGUEIRAS, Margarida Maria Louro. Para um museu vivo da escola primária: etrnajseicntóarri ah idsetó urima ad ain veedsuticgaaççããoo. In: MAGALHÃES, Justino (Org.). Fazer e . Braga: Instituto de Educação e Psicologia, 1998. p. 147-154.

FERNÁNDEZ, Lídia M. Crise e dramática da mudança: avanços de pesquisa isnobstriet upiçroõjeestos de inovação educativa. In: BUTELMANN, I da. Pensando . Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 157-203.

FRIGERIO, Gracierla; POGGI, Margarita. El analisis de la instituición educativa: Hilos para tejer proyectos. Buenos Aires: Santillana, 1996.

GATTI JUNIOR, Décio. A história das instituições educacionais: inovações paradigmáticas e temáticas. In: ARAÚJO, José Carlos Souza; GATTI JUNIOR, Décio (Org.). Novos temas em historia da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas: Autores Associados; Uberlândia/ MG: EDUFU, 2002. p. 3-24.

KOCH, Ingedore Grunfeld Vilhaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 2000.

MAGALHÃES, Justino. Contributos para a história das instituições educativas – entre a memória e o arquivo. In: FERNANDES, Rogério; MAGALHÃES, Justino (Org.). Para a história do ensino liceal em Portugal. Braga: Universidade do Minho, 1999. p. 63-78.

NUNES, Clarice. História da educação Brasileira: novas abordagens de velhos objetos. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 6, p. 151-182, 1992.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v7i22.4189

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat