INTERROGANTES DO ATO DE CONHECER: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BOMBASSARO, Luis Carlos. As fronteiras da epistemologia. Petrópolis: Vozes, 1992. cBoOmH Mci,e Dnativsitda.s C er isaátibviidoasde: assinatura da natureza. In: WEBER, R. Diálogos : a busca da unidade. São Paulo: Cultrix, 1986.
BOHR, Niels. Física atômica e conhecimento humano. Rio de Janeiro:
Contraponto, 2000. dCeU NpHodAe, rM naari au Insiavbeerl sdida;a LdEeITE, Denise. Decisões pedagógicas e estruturas. Campinas: Papirus, 1996.
FAZENDA, Ivani. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1979.
______. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 11. ed. Campinas: Papirus, 2003.
FERNANDES, Cleoni. Reconstruindo a travessia de pesquisa: as práticas pedagógicas em movimento. 26ª ANPED, 2003. CDROM.
______. Uma leitura interdisciplinar no ato de conhecer – possibilidades de diálogo epistemológico e humano. In: ROMANOWSKI, Joana Paulin. (Org.). Conhecimento local e conhecimento universal: diversidade, mídias e tecnologias na Educação. Curitiba: Champagnat, 2004. v. 2.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
______. FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
______. SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1987.
PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1996.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamento, 1987.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo: razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.
SCHENBERG, Mário. A Física é uma arte. Revista Ciência Hoje, n. 13, v. 3, p. 104-109, jul./ago., 1984.
SOARES, Magda. Metamemória-memória: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991.
VÁSQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v7i22.4171
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat