A educação superior em prova: o perfi l da educação superior apresentado pelos resultados do Enade 2005 e 2006

Autores

  • José Carlos Rothen Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.
  • Fernanda Nasciutti Faculdade Atenas, Paracatu, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4120

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir se a educação superior brasileira cumpre o papel de democratizar as oportunidades ou, ao contrário, aumenta as diferenças entre os indivíduos. Para isso, analisam-se os resultados do Enade 2005 e 2006, compara-se o desempenhodos alunos ingressantes com o dos concluintes. Com o estudo observa-se pequenas questões de formação profissional o desempenho dos concluintes é superior ao dos calouros. Contudo, verifica-se que o desnível cultural científico dos egressos é maior do que dos ingressantes, a tal ponto que a maioria dos concluintes não consegue elaborar uma resposta às questões discursivas de sua formação profi ssional. Conclui-se que os resultados do Enade reforçam a ideia de que a superação da elitização da educação superiorbrasileira não se resolve apenas ampliando o acesso, mas principalmente na qualificaçãoda permanência do aluno.

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

Rothen, J. C., & Nasciutti, F. (2011). A educação superior em prova: o perfi l da educação superior apresentado pelos resultados do Enade 2005 e 2006. Revista Diálogo Educacional, 11(32), 187–206. https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4120