CONSTRUINDO O PROJETO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: A VISÃO DOS SUJEITOS

Maria de Fátima Arruda Souza, Sirley Terezinha Filipak

Resumo


Este artigo apresenta a visão dos sujeitos sobre a construção e implantação do Projeto Pedagógico da PUCPR. A pesquisa foi realizada nas Licenciaturas com os diretores e professores que participaram e participam das Comissões de Sistematização dos cursos. O novo Projeto Pedagógico surgiu a partir do Plano Estratégico, como diretrizes para o ensino de graduação. O ponto de partida foi uma pesquisa com os egressos de cada curso que demonstrou a expectativa da sociedade com relação à universidade. Na visão dos sujeitos, o Projeto Pedagógico da PUCPR permitiu alguns avanços na educação da instituição como a superação da linearidade do currículo, formação mais integrada e interdisciplinaridade. No entanto, algumas dificuldades foram apontadas pelos entrevistados, como por exemplo: infra-estrutura, tempo escolar e resistência à mudança.

Texto completo:

PDF

Referências


BOTOMÉ, S. P. Diretrizes para o ensino de graduação: o projeto pedagógico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba: Champagnat, 2000.

BUARQUE, C. A aventura da universidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação da educação superior. Petrópolis: Vozes, 2000.

EYNG, A. M. As dimensões integradas do currículo no projeto político pedagógico. mimeo, 2000.

MEC. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação da aprendizagem – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre. Artes Médicas Sul, 1998.

ZAINKO, M. A., GISI, M. L. A gestão de competências: inovação ou modismos na formulação de políticas públicas? Revista Diálogo Educacional. Curitiba: Champagnat. V. 2, n.3, p. 33-44, jan/jun 2001.

ZAINKO, M. A. Planejamento, universidade e modernidade. Curitiba: All-Graf Editora, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v2i4.3898

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat