EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Jayme Ferreira Bueno Doutor em Letras, é professor-orientador no Curso de Mestrado em Educação da PUCPR.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v2i4.3862

Resumo

O texto resenha a produção mais relevante do núcleo de estudos Educação, Linguagem e Produção do Conhecimento do Curso de Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Como foco principal, apresenta dados de pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq sobre a linguagem do professor no ensino médio, em escolas de Curitiba e Região Metropolitana. Ao comentar os dados, aponta divergências entre o modo de ver e de sentir a linguagem pelos alunos e pelos professores pesquisados. Os estudantes preferem que se faça uso de uma linguagem clara e dinâmica, adaptada à realidade da escola, enquanto os docentes, mais conservadores em sua postura, defendem o emprego de uma linguagem elaborada, mais próxima do padrão culto da língua. O texto trata ainda da responsabilidade e do cuidado que se deve ter com a linguagem em sala de aula, por tratar-se não somente de um meio de comunicação ou de transmissão de conteúdos, mas principalmente por constituir um eficiente recurso pedagógico para a construção de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. J. de. Ensinar português?, In GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997 (Col. Na sala de aula).

BANDEIRA, Grace dos Anjos Freire. O ensino da língua portuguesa com o conhecimento do latim: uma análise dos fatores de textualidade em livros didáticos. Dissertação de mestrado. Curitiba: PUCPR, 1996.

BARTHES, R. Elementos de semiologia. 5. ed. São Paulo: Cultrix, 1977.

BUENO, J. F. Produzir um bom texto: tarefa possível no ensino superior, in: Diálogo educacional, n.2. Curitiba: PUCPR, Programa de Pós-Graduação em Educação, jul./dez. 2000, p.35-9.

BUENO, J. F. Linguagem e educação, in: Cadernos de resultados do VII Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. Curitiba: PUCPR, 1999.

BUFFON. Discours sur le style, in: LANSON, G. e TUFFRAU, P. Manuel

Illustré d”histoire de la littérature française des origines a l’époque contemporaine. Paris: Hachette, 1953.

CAVALCANTI, I. A. C. A prática pedagógica inovadora e a poesia como um elemento articulador no ensino da língua portuguesa no Curso de Pedagogia. Dissertação de mestrado. Curitiba: PUCPR, 2000.

CHIARELO, I. S. A leitura e o ensino com pesquisa no curso superior: uma proposta de aprender a aprender. Dissertação de mestrado. Curitiba: PUCPR, 2000.

COSTA, M. M. A leitura docente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Projeto de pesquisa. Curitiba: PUCPR, 2001.

FERNANDEZ, L. B. C. Arte-educação na produção de texto crítico e criativo no ensino superior. Dissertação de mestrado. Curitiba: PUCPR, 2001.

FREIRE, M. T. M. A prática pedagógica e a língua inglesa na formação

universitária do profissional de Relações Públicas. Dissertação de mestrado. Curitiba: PUCPR, 1998.

GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.

(Col. Na Sala de Aula).

POSSENTI, S. Sobre o ensino de português na escola, in: GERALDI, J.W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997. (Col. Na Sala de Aula).

PRIGOGINE, I. O fim das certezas. São Paulo: Afiliada, 1996.

RICOEUR, P. O discurso da ação. Lisboa: Edições 70, 1988.

SILVA, E. F. de S. A nova proposta educacional da PUCPR: uma reflexão sobre a prática docente e os programas de aprendizagem no Curso de Letras Português/Inglês. Projeto de pesquisa. Curitiba: PUCPR, 2001.

VILAS-BOAS, M. C. O ensino com pesquisa como metodologia da prática

pedagógica: um estudo realizado no Curso de Secretariado Executivo da PUCPR. Dissertação de mestrado. Curitiba: PUCPR, 1999.

Downloads

Publicado

2001-07-17

Como Citar

Ferreira Bueno, J. (2001). EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Diálogo Educacional, 2(4), 47–60. https://doi.org/10.7213/rde.v2i4.3862

Edição

Seção

Artigos