MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENTRE ENUNCIADOS TEÓRICOS E PRÁTICAS CONSTRUÍDAS

Autores

  • Alba Regina Battisti de Souza Universidade do Estado de Santa Catarina, Santa Catarina, SC
  • Ademilde Silveira Sartori Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jucimara Roesler Unisul Virtual

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v8i24.3850

Resumo

Neste artigo, analisa-se o processo de mobilização e construção de saberes docentes de professores/as que atuam na Educação a Distância (EaD), tendo como foco o processo de mediação pedagógica. Trata-se de um estudo pautado em pressupostos contemporâneos sobre a constituição dos saberes docentes, em especial nas áreas de educação e comunicação. Na EaD, o distanciamento físico sempre exigiu recursos e estratégias didáticas e comunicativas diferentes dos convencionais. Com a inserção das tecnologias digitais de comunicação e o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, a função mediadora do professor tomou um forte impulso, provocado pelas possibilidades e também pelas exigências da configuração desse novo “espaço”. Como os/as professores/as desenvolvem essa atitude mediadora na EaD? Como lidam com os alunos, uma vez que não podem intervir presencialmente? Qual o papel das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) nesta mediação? Como utilizar as TIC de modo a potencializar esta mediação? Assim, por meio dessas perguntas, aborda-se a mediação pedagógica, levantando dilemas e apontando perspectivas e possibilidades na EaD, procurando contribuir com a formação e atuação docente na modalidade.

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Publicado

2008-07-17

Como Citar

Battisti de Souza, A. R., Silveira Sartori, A., & Roesler, J. (2008). MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENTRE ENUNCIADOS TEÓRICOS E PRÁTICAS CONSTRUÍDAS. Revista Diálogo Educacional, 8(24), 327–339. https://doi.org/10.7213/rde.v8i24.3850