CUIABÁ NA DÉCADA DE 80: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA MODERNA NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO 1º GRAU

Autores

  • Gladys Denise Wielewski Universidade Federal de Mato Grosso. Integrante do GHEMAT
  • Luzia Aparecida Palaro  Universidade Federal de Mato Grosso. Integrante do GHEMAT
  • Sergio Antonio Wielewski  Universidade Federal de Mato Grosso. Integrante do GHEMAT

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3832

Resumo

Esse artigo se caracteriza como uma pesquisa histórica sobre oensino da Matemática em Cuiabá na década de 80. Neledescrevemos a criação do Grupo de Ensino e Pesquisa emEducação Matemática (GEPEMAT) composto por professoresdo Departamento de Matemática da Universidade Federal deMato Grosso (UFMT) preocupados com o ensino da Matemáticaem Cuiabá e em Mato Grosso. Uma das ações desse grupo foi otreinamento de professores do Curso de Magistério de algumasescolas de Cuiabá e de Várzea Grande (municípios de MatoGrosso), utilizando parte da coleção de Material Instrucional deMatemática do 1º, 2º e 3º graus, elaborada por dois professoresda Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para esseartigo, utilizamos como objeto de análise o Material Instrucional de Matemática escrito para as quatro primeiras séries do 1º Grauusado no treinamento. Nesse material identificamos vestígios detópicos da Matemática Moderna, como por exemplo, topologia,conjuntos, relações e estudo de diferentes bases de numeração.

 

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Referências

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Publicado

2008-07-17

Como Citar

Wielewski, G. D., Palaro , L. A., & Wielewski , S. A. (2008). CUIABÁ NA DÉCADA DE 80: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA MODERNA NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO 1º GRAU. Revista Diálogo Educacional, 8(25), 675–688. https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3832