MARTHA DANTAS: O ENSINO DA GEOMETRIA NA BAHIA

Maria Célia Leme da Silva, Kátia Cristina Camargo

Resumo


Este artigo faz parte de um projeto de pesquisa que pretende construirfatos históricos da educação matemática no Brasil, em especial, sobreo ensino de geometria na Bahia durante o Movimento da MatemáticaModerna. Investigaremos, nesta pesquisa, que proposta de ensino dageometria esteve contida nos livros didáticos do curso ginasial doprojeto: Processo entre a exposição e a descoberta - PROED, livros estesproduzidos em Salvador na década de 70, que tinha como uma dasautoras a matemática e educadora baiana Martha Maria de SouzaDantas. O projeto de pesquisa busca compreender como foi aintrodução da geometria moderna na Bahia, para isso fizemos umadescrição e uma análise preliminar de documentos de dois projetosdesenvolvidos em Salvador nas décadas de 60 e 70, entre eles o projetoao qual deu origem aos livros didáticos que farão parte de nossainvestigação. No corpo desse artigo apresentamos uma cronologiaacadêmica de Martha Dantas, pois ao fazermos as primeiras leiturasnos documentos recolhidos em Salvador, percebemos que os mesmosestavam fortemente atrelados à vida acadêmica dessa educadora.

Texto completo:

PDF

Referências


CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO, 1., 1955, Salvador. Anais... Salvador: I CIBEM, 1957.

DANTAS, M. M. S; SANTOS, N. R.; BASTOS. H. N. Matemática: segunda série do curso ginasial. 3. ed. São Paulo: Brasil, 1954.

DANTAS, M. M. S. Sobre a metodologia da matemática. 1954. 38 f. Tese (Apresentada ao Concurso para Professor Titular da UFBA) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1971.

______. Uma experiência com o ensino da geometria através de transformações geométricas. Estudos do Instituto de Estudos e Pesquisas em Educação Anísio Teixeira, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 246-253, 1989.

______. Depoimento: uma mestra e sua vida. Cadernos do IFUFBA, Salvador, v. 6, n. 1, 2, p. 11-36, 1993.

DANTAS, M. M. et al. Curso experimental segundo os novos métodos do ensino da matemática. Apostilas de matemática I, Salvador: CECIBA, 1966.

______. Ensino atualizado da matemática: curso ginasial. 2. ed. São Paulo: EDART, 1971. v. 1-4.

______. As transformações geométricas e o ensino da geometria. Salvador: UFBA, 1988.

LEME DA SILVA, M. C. O ensino da geometria no Brasil em tempos de Matemática Moderna: uma primeira análise nos livros didáticos de Sangiorgi. In: SEMINÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 17., 2006, Setúbal. Anais... Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, 2006.

VALENTE, W. R. História da educação matemática: interrogações metodológicas. São Paulo: PUC-SP-GHEMAT, 2002. (mimeo).




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v8i25.3763

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat