O LETRAMENTO LITERÁRIO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Carmem Lucia Eiterer, Juliana Valéria de Abreu

Resumo


Este artigo pretende tratar da presença da atividade de leitura da literatura na modalidade de ensino EJA. Para isso, apresentamos a seguir um balanço do Projeto Clube de Leitura. A fim de contextualizar tais atividades e justificá-las optamos por, primeiramente, apresentar um breve panorama da EJA no Brasil. A seguir, apresentamos o Programa de Educação de Adultos da UFMG e o Proef-2, onde se desenvolveram as atividades que pretendemos relatar. Este projeto de extensão, o Clube de Leitura, proposto e coordenado por esta pesquisadora, por sua natureza, não faz parte do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG, mas é uma atividade independente que acontece dentro dele. Desenvolvemos durante todo o ano de 2006, atividades de leitura livre de textos literários, mediada sempre por uma bolsista, sem cobranças de provas, de produção escrita, interpretação ou mesmo controle de presença. Tais cuidados visam garantir a superação das distâncias entre livro e leitor nessa modalidade de ensino, buscando promover situações voltadas ao fortalecimento do letramento literário de um grupo de 30 jovens e adultos alunos deste Projeto de Ensino Fundamental - Proef-2.

Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, Miguel Gonzalez. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio et. Al Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 39.

ASSIS, Machado. Idéias de canário. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2006.

CARLOS, José; BARRETO, Vera. Um sonho que não serve ao sonhador. Alfabetização e Cidadania, ano 2, n. 1, p. 31-37, 1995.

COELHO, Ana Maria. Simões; EITERER, Carmem Lucia. A didática na EJA: contribuições da epistemologia de Gaston Bachelard. In: SOARES, Leôncio et al. Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 3.

EITERER, Carmem Lucia. Filosofia & leitura: estudo de uma experiência didática em uma escola pública paulistana no período noturno. 1996. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

______. Uma leitura possível: um estudo sobre a formação do leitor no ensino. 2001. 146 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

EVANGELISTA, Aracy Alves Martins et al. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1999.

LAHIRE, Bernard. La raison dês plus faibles. Rapport au travail, écritures domestiques et lectures en milieux populaires. Lille: PUF, 1993. PAIVA, Jane et al. Educação de adultos: uma memória contemporânea - 1996-2004. Brasília: Unesco, MEC, 2004.

______. Literatura e neoleitores jovens e adultos: encontros possíveis no currículo? In: PAIVA, Aparecida et al. (Org.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 118.

PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação, v. 17, n. 01, p. 47-62, 2004.

QUEIROZ, Bartolomeu Campos. Ler, escrever e fazer conta de cabeça. Rio de Janeiro: Global, 2004.

______. Indez. Belo Horizonte: Miguilim, 1989.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

______. Curriculo e democracia. In: COLÓQUIO LUSOBRASILEIRO DE CURRÍCULO, 2., 2004, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v9i26.3694

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat